Logo PUCPR

ESTUDO RANDOMIZADO COMPARANDO SULFAMETOXAZOL/TRIMETROPRIM COM VANCOMICINA PARA TRATAMENTO DA PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA (ESTUDO SUTRIVAN)

OENING, Maria Isabela ¹; TUON, Felipe Francisco Bondan ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma das infecções mais prevalentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), associada a elevada morbimortalidade e custos hospitalares. Diante da dificuldade em identificar rapidamente o agente etiológico, o uso de antibioticoterapia empírica é comum. Este estudo buscou avaliar se o regime com sulfametoxazol/trimetoprim (SMX-TMP) apresenta eficácia clínica semelhante à vancomicina no tratamento de pacientes com PAV OBJETIVOS: Comparar a eficácia clínica e os desfechos hospitalares de pacientes tratados com SMX-TMP versus vancomicina, ambos associados a antibióticos para bacilos gram-negativos. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, conduzido com 39 pacientes adultos submetidos à ventilação mecânica invasiva por ≥48h, que preencheram critérios diagnósticos de PAV segundo o CDC. Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para tratamento com SMX-TMP (n=19) ou vancomicina (n=20), sendo analisados dados clínicos, microbiológicos, desfechos hospitalares e mortalidade. RESULTADOS: Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos quanto às características de baseline nem aos desfechos clínicos, incluindo a mortalidade hospitalar (p=0,752). Diante dessa ausência de diferença, não foi realizada análise multivariada. Uma análise exploratória adicional revelou que a mortalidade esteve associada a fatores como idade avançada, presença de DPOC, maior escore de Charlson, maior escore SOFA e maior tempo de internação hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados sugerem que SMX-TMP e vancomicina apresentam eficácia clínica semelhante no tratamento da PAV, quando associados a cobertura para BGN. A escolha entre os dois regimes pode ser feita com base em critérios como disponibilidade, custo e perfil de segurança. Fatores como comorbidades e gravidade clínica mostraram maior influência nos desfechos do que a escolha do antibiótico em si. Estudos futuros com maior tamanho amostral e controle de variáveis clínicas são recomendados para aprofundar as evidências.

PALAVRAS-CHAVE: VAP; Vancomicina; Bactrim; Ventilação mecânica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.