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A RODA DA VIDA: VIVER E MORRER

MITZAKOFF, Rafael Nishioka ¹; SOUZA, Waldir ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A cultura ocidental possui uma relação problemática com a morte, da qual derivam uma série de questões envolvendo a Bioética, a Saúde e a Espiritualidade, como a distanásia, um modelo biomédico que nega a morte e uma sociedade caracterizada pelo niilismo, onde a finitude não possui sentido a não ser como o fim definitivo. Uma compreensão mais holística do fenômeno da morte é necessária para discutir dilemas bioéticos, humanizar e restaurar a dignidade dos cuidados em final de vida e religar a humanidade a uma existência espiritual com propósito e esperança, reintegrando a morte como parte da vida. OBJETIVOS: A pesquisa visa identificar a necessidade da relação entre Bioética, Saúde e Espiritualidade e identificar os avanços tecnológicos que questionam ou consolidam os paradigmas da Bioética, Saúde e Espiritualidade, além de analisar a importância da Bioética, Saúde e Espiritualidade enquanto cuidado dos mais vulneráveis. O objetivo específico é analisar as obras “Sobre o Viver e o Morrer” de Evaldo D’Assumpção e “A Roda da Vida” de Elisabeth Kübler-Ross na perspectiva da Bioética, Saúde e Espiritualidade. MATERIAIS E MÉTODO: O método aplicado foi o dedutivo. A metodologia foi qualitativa, aplicada com análise de conteúdo. Foi empregada a codificação dedutiva e a análise categorial para organização dos dados. Os materiais analisados foram as bibliografias “Sobre o Viver e o Morrer” e “A Roda da Vida”. RESULTADOS: Os dados codificados foram classificados de acordo com a análise categorial, agrupados em 12 categorias iniciais determinadas por citações e pelo referencial teórico: Distanásia; Eutanásia; Dignidade na Morte; O Valor da Vida; Críticas ao Modelo Biomédico; Modelo Biopsicossocial-espiritual; Paradigma do Cuidado; Cuidados Paliativos; Esperança; Vida após a Morte; Relação com o Transcendente; Morte integrada na Vida. Em seguida, estes codificadores foram reaglutinados em três categorias finais: Bioética, Saúde e Espiritualidade, conforme as definições de cada categoria. Verificou-se que os temas da Bioética, Saúde e Espiritualidade e seus codificadores permeiam ambos os textos, com exceção apenas das categorias iniciais “Modelo Biopsicossocial-espiritual” no manual “Sobre o Viver e o Morrer” e o tema “Cuidados Paliativos” em “A Roda da Vida” . CONSIDERAÇÕES FINAIS: A compreensão holística do fenômeno da morte é possível somente com a inclusão das perspectivas da Bioética, Saúde e Espiritualidade. É impossível compreender a finitude desconsiderando as questões éticas que envolvem o final da vida, os modelos multidimensionais de saúde e o aspecto humano que se relaciona com o sentido da vida e com a dimensão do sagrado.

PALAVRAS-CHAVE: Morte (Aspectos Psicológicos); Bioética; Cuidados Paliativos; Espiritualidade; Análise de Conteúdo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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