Logo PUCPR

GRANDES FAVELAS DO MUNDO: PROCESSOS DE CONSOLIDAÇÃO FÍSICA E COMUNITÁRIA EM NAIROBI (KENYA), SEMARANG (INDONÉSIA) E BANGKOK (TAILÂNDIA)

LIMA, Kenzo Mori de ¹; SIQUEIRA, Barbara Vallilo ³; ROSE, Rafaela Sebrão de ³; ROSE, Rafaela Sebrão de ³; ULTRAMARI, Clovis ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura e Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura e Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O projeto de pesquisa denominado Cenários Urbanos Globais Contemporâneos, de autoria do professor orientador, visa compreender processos urbanos globais, reconhecendo as limitações das homogeneizações artificiais frente à diversidade das realidades urbanas. Esse projeto discute a criação de uma metodologia para entender questões emergentes e subsidiar ações de ajuda e desenvolvimento internacional. Considerando a complexidade das cidades contemporâneas e os desafios impostos por generalizações globais, a pesquisa discente analisa comparativamente três grandes assentamentos informais: Khlong Toei (Tailândia), Kampung Pelangi (Indonésia) e Korogocho (Kenya), fundamentando-se teoricamente em quatro grandes escolas de pensamento do urbanismo, cada qual com contextos históricos e posicionamentos diversos na tentativa de combater generalizações. OBJETIVOS: Analisar um dos Cenários Urbanos Globais Contemporâneos mencionados no projeto de origem do Prof. Dr. Clovis Ultramari: o dos assentamentos informais, aqui denominado de favelas/ Contribuir no desenvolvimento de pesquisas futuras ao apresentar ao aluno novos conceitos de urbanização do Sul Global e Promover a prática de pesquisa e análise de novos repertórios a partir de levantamentos de dados que atestem o desenvolvimento e permanência de assentamentos urbanos informais. MATERIAIS E MÉTODO: A partir da revisão bibliográfica prevista previamente e leituras complementares, critérios foram definidos para determinar a área de estudo que engloba a favela e seu entorno imediato, considerando fatores morfológicos e históricos singulares de cada objeto de estudo. A partir desta definição, possibilitando análises observacionais na micro e na macro escala, foram desenvolvidos mapas de cheios e vazios, mapas de quadras e levantamento de vias facilmente acessíveis por veículos, apropriando-se de dados públicos em plataformas digitais gratuitas. Adicionalmente, para se analisar a microescala, foram desenvolvidas elevações de vias de interesse, e conduzidas análises de uso do solo e tipologias construtivas. RESULTADOS: Ao conduzir análises nas três favelas apresentadas, foi possível observar discrepâncias em modos de adensamento, morfologia de quadras, infraestrutura de vias, oferta de serviços e qualidade construtiva de acordo com seu histórico de intervenções governamentais e seus objetivos, desenvolvimento ou estagnação socioeconômica, e topografia local. Estes contrastes geram índices e padrões que podem ser observados em todos os casos analisados e possivelmente confirmados por estudos futuros mais aprofundados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa foi bem-sucedida em identificar similaridades e distinções entre o que comumente se denomina de favelas do Sul global. O cruzamento de dados morfológicos e históricos entre as três favelas confirma essas similaridades e distinções entre elas, no seu interior e nas suas relações com o entorno.

PALAVRAS-CHAVE: Favela de Khlong Toei; Favela de Korogocho; Favela de Kampung Pelangi; Favela; Mapeamento morfológico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.