Logo PUCPR

AGENDA ALIMENTAR EM DECRETOS E ATOS DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DE 1950 A 2024: PROJETOS DE LEI SANCIONADOS OU ARQUIVADOS?

MEDEIROS, Mirelly Maria de Araújo ¹; RIBEIRO, Cilene da Silva Gomes ²
Curso do(a) Estudante: Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A segurança alimentar e nutricional é um direito fundamental e, infelizmente, ainda se encontra distante de se tornar prioridade nas agendas legislativas locais. Assim, o presente projeto de pesquisa buscou analisar a presença da temática da alimentação e nutrição na Câmara Municipal de Curitiba entre os anos de 1950 e 2024. OBJETIVOS: Analisar a presença da pauta da alimentação e nutrição na Câmara Municipal de Curitiba entre os anos de 1950 e 2024 e os motivos que levaram ao arquivamento ou ao não sancionamento das proposições relacionadas ao tema. MATERIAIS E MÉTODO: O levantamento foi realizado por meio do próprio sistema eletrônico de proposições da Câmara Municipal, com busca por palavras-chave específicas nas abas do sistema “instruções jurídicas” e “legislação”, sendo analisado ano a ano com todas as palavras incluídas na busca, além da inclusão de leis que não estavam com a palavra-chave, mas que se correlacionavam com o tema de forma direta, principalmente tratando-se dos impactos na saúde nutricional da população. RESULTADOS: Os resultados apontam para a ausência da pauta alimentar no legislativo municipal, com períodos de até oito anos seguidos sem proposições na temática, seguido por momentos pontuais de avanço, mas normalmente atrelados à adesão de políticas federais já consolidadas, o que pode indicar alta de autonomia e interesse do município. Embora alguns anos tenham apresentado um aumento no número de propostas, ainda é um percentual muito pequeno para a dimensão e importância do tema, visto que nos 74 anos identificados, somente 161 proposições relacionadas ao tema foram debatidas e com aprovação de apenas 30,4% das mesmas, relevando um número preocupante tanto de proposta quanto em aprovações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo reforça a necessidade de maior compromisso político com a temática da segurança alimentar e nutricional, principalmente para atender as necessidades da população curitibana, bem como maior engajamento da sociedade civil com a pauta.

PALAVRAS-CHAVE: Segurança alimentar e nutricional; Direito Humano à Alimentação Adequada; Políticas Públicas; Proposições legislativa; Nutrição.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.