CRIAÇÃO DE UM MATERIAL GRÁFICO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO
INTRODUÇÃO: Recursos Educacionais Abertos são uma forma de democratizar a educação de qualidade através do livre acesso. Compartilhamento, uso e remixagem de materiais educacionais gratuitos online, como textos, vídeos, áudios e jogos, com licenças que permitem o uso, a adaptação e redistribuição sem restrições, são a estrutura dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Alimentando assim, o ciclo de conhecimento e atendendo a diferentes contextos e objetivos de aprendizado, através de processos criativos (SANTOS, 2012). O material gráfico produzido faz parte de uma sequência de livros do projeto CONNECT. Essa edição aborda a metodologia e princípios do Projeto CONNECT aplicado em escolas do Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de explorar a abordagem da educação aberta que atenda às necessidades e desafios de cada escola participante do projeto. O livro terá desenvolvimento, seguindo princípios do design, organizando elementos de forma clara e acessível, garantindo uma experiência positiva e enriquecedora ao leitor. Disponibilizado como um Recurso Educacional Aberto em plataformas digitais como a do CONNECT, permitindo assim o uso, adaptação e compartilhamento por professores e estudantes. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem por objetivo geral: desenvolver um Recurso Educacional Aberto por meio das técnicas de design, as quais se alinham com a proposta do docente que irá utilizá-lo. Conta com os seguintes objetivos específicos: pesquisar sobre o contexto de recursos educacionais abertos; definir um contexto de recurso educacional aberto; desenvolver um material gráfico como recurso educacional aberto; e entregar um material gráfico pronto para ser utilizado no contexto definido.icos : MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa descrita baseou-se em uma metodologia exploratória, conduzindo à coleta e análise dos dados de maneira flexível, cujos princípios de seleção permitiram que os conceitos descobertos anteriormente fossem sucessivamente revisados e complementados durante o processo de pesquisa permitindo descobrir novas ideias e insights (GASQUE, 2024). A pesquisa exploratória foi dividida em etapas, sendo a inicial voltada ao universo da Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, o Projeto Connect e como isso abrangeria o conteúdo do livro a ser diagramado. Na parte prática, utilizou-se a metodologia Design Thinking, voltado à geração e ao aprimoramento de ideias criativas. Essa abordagem valoriza o feedback contínuo e a análise em cada etapa do processo, permitindo que o designer aprenda progressivamente e desenvolva soluções cada vez mais alinhadas com os objetivos propostos (AMBROSE, 2011). RESULTADOS: Respondendo ao objetivo específico “pesquisar sobre o contexto de Recursos Educacionais Abertos”, realizou-se o levantamento bibliográfico sobre os temas envolvidos na pesquisa. Atendendo ao objetivo específico “definir um contexto de Recurso Educacional Aberto”, realizamos uma pesquisa sobre o Projeto CONNECT. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como resultado, desse trabalho foi produzido o livro ‘Escolarização Aberta: Algumas Experiências do Sul do Brasil’, diagramado conforme princípios de design editorial e educação aberta. O material atendeu aos critérios de acessibilidade, usabilidade e coerência visual, permitindo livre compartilhamento e adaptação, conforme os 5Rs dos REA. Além disso, o uso de ferramentas abertas (como InDesign e MapChart) reforça a viabilidade técnica de REAs sustentáveis. Conclui-se que o trabalho cumpriu seu propósito ao entregar um REA funcional e alinhado aos princípios de educação aberta.
PALAVRAS-CHAVE: Design Editorial; Recurso Educacional Aberto; Projeto CONNECT; Educação Aberta; Editoração.
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