PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DE HABITAT COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MICROFLORESTAS URBANAS
INTRODUÇÃO: As microflorestas urbanas ou florestas urbanas desempenham um papel extremamente importante dentro das cidades, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como ilhas de calor, poluição do ar, enchentes, sequestro de carbono e manutenção da biodiversidade. Além disso, são importantes componentes da paisagem urbana. A cidade de Curitiba é reconhecida como “Capital Ecológica”, porém a grande expansão urbana que tem acontecido durante os anos vem reduzindo a eficácia ambiental desses ecossistemas, já que essas florestas urbanas estão cada vez mais irregularmente distribuídas pela cidade. OBJETIVOS: O objetivo desse projeto é a criação e aplicação de um protocolo de avaliação da integridade desses habitats em três parques de Curitiba, com características variadas. MATERIAIS E MÉTODO: O protocolo visou a análise de quatro parâmetros, em áreas de maior e menor cobertura vegetal, sendo eles: microclima (medição de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa), qualidade do solo e serapilheira, qualidade do ar e biodiversidade de fauna. Além disso, foi realizado um roteiro de educação ambiental com o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre a importância desses ecossistemas, além de incentivar a população a atuar cada vez mais na conservação das florestas urbanas. RESULTADOS: Os resultados obtidos permitiram identificar as diferenças ecológicas de cada parque, além de enfatizar a importância das microflorestas urbanas e seus serviços ecossistêmicos na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O método mostrou-se uma ferramenta viável para avaliar a integridade de habitats florestais urbanos principalmente para atividades de educação ambiental. Além disso, os resultados reforçam a necessidade de melhoras na conservação desses locais, para garantir seu equilíbrio e funcionamento.
PALAVRAS-CHAVE: Microflorestas urbanas; Serviços ecossistêmicos; Integridade do habitat; Protocolo; Educação ambiental.
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