Logo PUCPR

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA NA CIDADE DE CURITIBA-PR

HEGER, Rodrigo Valaski ¹; BAVARESCO, Gustavo ³; ROSA, Ricardo Lemes da ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os eventos de corrida de rua têm aumentado consideravelmente no cenário esportivo brasileiro. Tal crescimento está relacionado a acessibilidade de sua prática no que se refere a infraestrutura, matérias individuais e aspectos motivacionais. Esses dados são corroborados quando observamos que essa modalidade vem se posicionando entre os sete esportes com maior índice de crescimento para os próximos anos. OBJETIVOS: a) mapear o número de eventos de corrida de rua realizadas em Curitiba no ano de 2024; b) identificar o perfil socioeconômico dos praticantes nos respectivos eventos. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados foram um questionário online contendo questões abertas e fechadas e um roteiro de análise documental junto ao sítio eletrônico oficial das organizadoras de provas de Curitiba. As variáveis investigadas foram: número de provas ofertadas na cidade; número de participantes, faixa-etária, gênero, tempo de experiência na modalidade, local de treinamento e perfil socioeconômico. A análise de dados se deu por meio da estatística inferencial vinculados ao levantamento quantitativo e por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). RESULTADOS: Foram mapeadas 44 corridas na cidade de Curitiba com um total de 112.386 inscrições e o questionário online teve 595 participantes. Os resultados indicaram uma maior procura para realização das corridas no segundo semestre de 2024, as provas foram majoritariamente realizadas aos domingos (81,81%) e no período diurno (79,54%). Quanto às modalidades, as corridas combinadas de 5 e 10 km foram as mais oferecidas e procuradas, representando 86,84% dos eventos. O perfil dos praticantes indicou uma idade média de 39,2 anos. A distribuição realizada por gênero nos números de inscritos mostrou equilíbrio entre o público masculino com 51,38% de participantes femininos e 48,61%. Em relação a escolaridade 43,5% com pós-graduação/mestrado e 33,6% com bacharelado/licenciatura. A renda mensal líquida predominante foi de 4 a 5 salários-mínimos (30,9%) e na sequência 1 a 3 salários-mínimos (26,9%). Os locais de treinamento mais utilizados foram ruas/avenidas (43,7%) e parques (42,9%). O bairro Água Verde foi o principal polo de eventos (25%), seguido pelo Jardim Botânico (13,63%). As empresas organizadoras AENT Associação Esportiva e Thome e Santos Eventos Esportivos lideraram o número de eventos realizados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os dados mostram que Curitiba tem sido um polo importante na realização de eventos de corrida de rua, podendo gerar benefícios na promoção da atividade física, saúde, bem-estar, impacto social e econômico.

PALAVRAS-CHAVE: Atletismo; Evento Esportivo; Gestão; Perfil socioeconômico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.