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ELEMENTOS TEOLÓGICOS DO ECUMENISMO NO DOCUMENTO DE MEDELLÍN

SANTOS, Davi Augusto Trauer dos ¹; WOLFF, Elias ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Medellín (1968) é reconhecida como um “kairós ecumênico” para a Igreja na América Latina, no contexto da recepção do Concílio Vaticano II, por incluir o ecumenismo na ação evangelizadora da Igreja. Assim, é importante verificar aqui as bases teológicas para a ação ecumênica, bem como a concepção de ecumenismo. OBJETIVOS: O “Objetivo Geral” da pesquisa é verificar como se apresenta o ecumenismo na II Conferência Geral do CELAM, identificando elementos para uma teologia ecumênica latino-americana em sintonia com o concílio Vaticano II e o movimento ecumênico do continente. E como “Objetivos Específicos”, temos: 1 – Analisar o conteúdo teológico do ecumenismo nas Conclusões da Conferência de Medellín; 2 – Identificar os objetivos e as dimensões do ecumenismo conforme as Conclusões da Conferência de Medellín; 3 – Verificar quais são os principais desafios e as possibilidades para pensar a fé cristã em perspectiva ecumênica a partir da Conferência de Medellín. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa foi desenvolvida pelo método dedutivo bibliográfico e análise qualitativa da bibliografia, sobretudo do Documento de Medellín. Houve o uso de artigos científicos sobre o tema com as palavras chaves: “Conferência de Medellín” e “ecumenismo”, disponibilizados de forma gratuita, na base de dados do Google Acadêmico, nos idiomas português e espanhol, que tratam de forma direta sobre a Conferência de Medellín. De um total de 2610 resultados foi realizado um recorte dos primeiros 30 artigos listados na busca, dos quais, após os critérios de inclusão e exclusão, resultaram 08 artigos que foram utilizados na pesquisa. Os passos da pesquisa foram: reuniões com o professor orientador; seleção de textos; análise e redação dos relatórios parcial e final. RESULTADOS: O DM não possui uma seção própria para o ecumenismo, mas o trata de modo transversal em todo o texto. Integra o ecumenismo na ação evangelizadora da Igreja, tanto como busca da unidade na fé cristã, quanto no empenho por uma sociedade justa e solidária. O ecumenismo marcou a Conferência de Medellín como um todo, tornando-se o espírito que animou a realização do evento. De forma direta, possui apenas 3 citações sobre o ecumenismo (1:22, 2:16 e 8:11), mas dá unidade a todo o documento, que pode ser visto como um chamado aos cristãos para a unidade. O documento exorta a Igreja na região para “colaborar com outras confissões cristãs e com todos os homens de boa vontade que estejam numa paz autêntica, firmada na justiça e no amor” (DM p. 33). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Medellín é um marco na inserção do pensamento e da prática ecumênica da Igreja na América Latina. De forma criativa, o DM exorta a cumprir o que o Concílio nos pediu: “Hoje, em muitas partes do mundo, mediante o sopro da graça do Espírito Santo, empreendem-se, pela oração, pela palavra e pela ação, muitas tentativas de aproximação daquela plenitude de unidade que Jesus Cristo quis. Este sagrado Concilio, portanto, exorta todos os fiéis a que, reconhecendo os sinais dos tempos, solicitamente participem do trabalho ecumênico” (UR 4).

PALAVRAS-CHAVE: Medellín; Ecumenismo; Igreja Católica; Conselho Episcopal Latino-Americano.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

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