Logo PUCPR

MOTIVAÇÕES QUE FAZEM INDIVÍDUOS COMPARTILHAR FAKE NEWS SOBRE A DENGUE

SILVA, Larissa Coleto Morais E ¹; VIACAVA, Juan Jose Camou ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No decorrer dos anos a internet tem crescido e se tornado fonte primária de notícias e interações. O público criou o hábito de vocalizar online suas opiniões sobre produtos, pessoas, espaços e outros. Com isso, também vieram as fake news, postagens que possuem fatos incorretos, muitas vezes sendo compartilhadas milhares de vezes, influenciando parte da população a acreditar. Em casos, isto ocorre sobre informações cruciais, relacionadas a doenças e enfermidades, como a Dengue. Desta forma, o estudo focou na Dengue, doença conhecida aqui no Brasil pelo alto número de casos e alvo de fake news. OBJETIVOS: O objetivo foi identificar as motivações para o compartilhamento de notícias falsas, analisar se a repetição afeta a percepção da verdade e entender o papel mediador da veracidade. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo envolveu um experimento on-line realizada via survey na plataforma Qualtrics emulando postagens no Instagram/Facebook. Foram escolhidas 5 postagens baseadas em notícias previamente espalhadas na internet e editadas para que parecessem iguais, saídas de um mesmo site e publicadas no Instagram/Facebook. RESULTADOS: Os resultados mostraram que as motivações para o compartilhamento variam conforme a veracidade da notícia. Além disso, a repetição não teve impacto significativo no momento do compartilhamento médio, só total, indicando que ter maior contato impacta na possibilidade de compartilhar mais uma postagem. Ainda, a repetição não influenciou a percepção de veracidade, e esta percepção tampouco influenciou o compartilhamento das postagens (geral, verdadeiras ou falsas). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível perceber que as motivações que mais influenciam o compartilhamento de fake news relacionadas à dengue são: busca de auxílio na plataforma, vingança e extravasar. Isso indica que os indivíduos possuem motivações distintas, que partem de diferentes contextos emocionais e sociais. Dessa forma, podemos concluir que o compartilhamento de fake news é motivado por diferentes fatores, os quais devem ser considerados na elaboração de estratégias para combater esse fenômeno.

PALAVRAS-CHAVE: Fake News; Motivações; Dengue; Ewom; Repetição.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.