MOTIVAÇÕES QUE FAZEM INDIVÍDUOS COMPARTILHAR FAKE NEWS SOBRE A DENGUE
INTRODUÇÃO: No decorrer dos anos a internet tem crescido e se tornado fonte primária de notícias e interações. O público criou o hábito de vocalizar online suas opiniões sobre produtos, pessoas, espaços e outros. Com isso, também vieram as fake news, postagens que possuem fatos incorretos, muitas vezes sendo compartilhadas milhares de vezes, influenciando parte da população a acreditar. Em casos, isto ocorre sobre informações cruciais, relacionadas a doenças e enfermidades, como a Dengue. Desta forma, o estudo focou na Dengue, doença conhecida aqui no Brasil pelo alto número de casos e alvo de fake news. OBJETIVOS: O objetivo foi identificar as motivações para o compartilhamento de notícias falsas, analisar se a repetição afeta a percepção da verdade e entender o papel mediador da veracidade. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo envolveu um experimento on-line realizada via survey na plataforma Qualtrics emulando postagens no Instagram/Facebook. Foram escolhidas 5 postagens baseadas em notícias previamente espalhadas na internet e editadas para que parecessem iguais, saídas de um mesmo site e publicadas no Instagram/Facebook. RESULTADOS: Os resultados mostraram que as motivações para o compartilhamento variam conforme a veracidade da notícia. Além disso, a repetição não teve impacto significativo no momento do compartilhamento médio, só total, indicando que ter maior contato impacta na possibilidade de compartilhar mais uma postagem. Ainda, a repetição não influenciou a percepção de veracidade, e esta percepção tampouco influenciou o compartilhamento das postagens (geral, verdadeiras ou falsas). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível perceber que as motivações que mais influenciam o compartilhamento de fake news relacionadas à dengue são: busca de auxílio na plataforma, vingança e extravasar. Isso indica que os indivíduos possuem motivações distintas, que partem de diferentes contextos emocionais e sociais. Dessa forma, podemos concluir que o compartilhamento de fake news é motivado por diferentes fatores, os quais devem ser considerados na elaboração de estratégias para combater esse fenômeno.
PALAVRAS-CHAVE: Fake News; Motivações; Dengue; Ewom; Repetição.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.