O FENÔMENO GRUPAL NA METAFORMAÇÃO INTERCULTURAL COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
INTRODUÇÃO: Considera-se que o grupo não é apenas a soma de seus membros, mas uma rede de vínculos orientada por uma tarefa comum, marcada por dinâmicas conscientes e inconscientes. Nesse contexto, investigar a interação entre estudantes brasileiros e portugueses permite explorar os desafios e potencialidades da formação em uma perspectiva intercultural. Assim, a presente pesquisa se ancora no conceito de metaformação, entendido como um processo que ultrapassa a formação acadêmica tradicional, promovendo o desenvolvimento de competências reflexivas, relacionais e pedagógicas entre os participantes. OBJETIVOS: Portanto, objetivou-se analisar o fenômeno grupal nas situações de aprendizagem dos estudantes universitários de Brasil e Portugal em sua formação acadêmica. MATERIAIS E MÉTODO: A abordagem metodológica adotada é a qualitativa, utilizando como instrumentos para produção de dados: as respostas provenientes da terceira tarefa dada aos estudantes no programa de metaformação; A transcrição da Rede de Conversa do Encontro 3; a 4ª pergunta do questionário utilizado na Entrevista. RESULTADOS: A análise das interações entre estudantes brasileiros e portugueses revelou diferenças importantes na dinâmica grupal e na apropriação da proposta formativa. Enquanto os estudantes portugueses demonstraram maior engajamento verbal e aproximação com a tarefa coletiva, as estudantes brasileiras apresentaram posturas mais reservadas, o que pode estar relacionado a fatores como idade, experiência acadêmica e profissional, além de ansiedades próprias do processo grupal. As respostas ao questionário também indicaram percepções distintas sobre a metaformação, já que os portugueses destacaram o intercâmbio cultural como ponto central da experiência, enquanto as brasileiras valorizaram vínculos afetivos e a escuta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tais resultados reforçam que a aprendizagem em contextos interculturais exige dispositivos de mediação que favoreçam a participação equitativa e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, considerando as especificidades de cada grupo envolvido.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho em grupo; Aprendizagem; Metaformação; Metacognição; Processos grupais.
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