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METODOLOGIAS NA APLICAÇÃO DE EPISTEMOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS PARA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

BATISTA, Tânia Cristina ¹; EYNG, Ana Maria ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O estudo tem como tema a efetivação do direito à educação com o propósito de identificar e analisar estratégias metodológicas fundamentadas em pressupostos epistemológicos contemporâneos para promoção do bem-estar individual e coletivo em contextos de educação básica. OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar as estratégias metodológicas que se baseiam em epistemologias contemporâneas para promover o direito à educação, os direitos humanos e o bem-estar coletivo em ambientes de educação básica. e, como objetivos específicos: Identificar estratégias metodológicas de aplicação dos pressupostos epistemológicos contemporâneos na promoção dos direitos humanos e fortalecimento coletivo do bem-estar (das gerações atuais e futuras) nos contextos escolares e comunitários; Construir e validar estratégias metodológicas de aplicação de pressupostos epistemológicos contemporâneos na promoção dos direitos humanos e fortalecimento coletivo do bem-estar (das gerações atuais e futuras) nos contextos escolares e comunitários; Contribuir na construção corresponsável de pedagogias e tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável e melhora da qualidade de vida no contexto escolar e comunitário. MATERIAIS E MÉTODO: O trabalho está circunscrito à abordagem qualitativa de pesquisa (Bogdan e Biklen,1994), no desenvolvimento de estudo bibliográfico e documental que permitiram reunir subsídios para análise das categorias em estudo. Inicialmente, realizou-se levantamento nas bases redalyc e portal capes, aplicando descritores que combinaram termos-chave como “direito à educação”, “educação básica”, “direitos humanos”, “epistemologia” e “bem-estar”, com filtros de língua portuguesa e produção nacional. Após triagem de títulos, resumos e leitura integral, um corpus de nove artigos foi selecionado para análise. RESULTADOS: A investigação permitiu a sistematização dos resultados em três eixos de estratégicas metodológicas sustentadas em epistemologias pedagógicas contemporâneas: a transversalização da educação em direitos humanos no currículo por meio de projetos interdisciplinares e espaços dialógicos; a formação docente crítica, centrada em pesquisa-ação e problematização social; e metodologias participativas em cenários adversos, especialmente durante o ensino remoto em situações de crise, que recorreram a plataformas digitais para fortalecer a corresponsabilização entre escola, família e comunidade. Observou-se que, embora o termo “direito à educação” tenha sido o mais recorrente, muitas propostas carecem de validação empírica, pois apenas quatro estudos documentaram coleta de dados de campo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As conclusões ressaltam a necessidade de aprofundar avaliações que combinem indicadores quantitativos e qualitativos, bem como pesquisas longitudinais que acompanhem os impactos das estratégias metodológicas na efetivação da garantia de direitos na promoção do bem-estar individual e coletivo. Embora, percebe-se alinhamento com as metas do objetivo de desenvolvimento sustentável 4, existem lacunas na sustentabilidade a longo prazo das estratégias e tecnologias sociais empregadas. Como recomendação, sugere-se ampliar o leque de fontes – incluindo línguas e bases internacionais –, adotar desenhos de pesquisa-ação participativos e desenvolver estudos de co-design de tecnologias educacionais em parceria com comunidades escolares, a fim de consolidar uma base de evidências robusta para a promoção efetiva dos direitos humanos e do bem-estar individual e coletivo na educação básica brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Direito à educação; Estratégias metodológicas; Educação básica; Direitos humanos; Bem-estar coletivo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

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