APRIMORANDO A COMUNICAÇÃO HOSPITALAR: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA QUALIDADE DOS SUMÁRIOS DE ALTA
INTRODUÇÃO: A transição do cuidado entre diferentes níveis de atenção é um momentocrítico na assistência ao paciente, sendo o sumário de alta hospitalar um instrumentoessencial para assegurar a continuidade do cuidado. Apesar de sua importância,estudos apontam falhas recorrentes na qualidade e completude desses documentos. OBJETIVOS: O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de umaintervenção educacional baseada em problemas sobre a qualidade dos sumários dealta elaborados por residentes do primeiro ano de Clínica Médica, Cirurgia Geral,Neurologia e Ortopedia no Hospital Universitário Cajuru (PR), além de suacompletude. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um ensaio comunitário que analisoua completude de 388 sumários de alta antes e após uma intervenção educacional. Acapacitação abordou os elementos essenciais do sumário de alta e foi conduzida emmomentos distintos, conforme disponibilidade dos residentes. A avaliação foi realizadapor meio de checklist com 20 itens, baseado na literatura nacional, e a análiseestatística envolveu testes de McNemar, Wilcoxon e Mann-Whitney. RESULTADOS: Naanálise dos grupos, observou-se melhora significativa em itens pontuais no grupocombinado de Clínica Médica e Neurologia, como registro da acomodação hospitalar(+29,3%, p<0,001), exames pendentes (+20%, p=0,02) e identificação do médicoassistente (+27%, p<0,01). Contudo, houve piora significativa em outros aspectos,como o exame físico na admissão (-17,4%). O grupo de Cirurgia Geral apresentoupiora significativa em diversos itens, sem melhorias estatísticas após a intervenção.Já em Ortopedia, observou-se melhora significativa na identificação da especialidaderesponsável pelo internamento (+42,5%, p<0,001), mas a completude global manteve-se baixa. A análise da completude geral dos sumários revelou que nenhumaespecialidade apresentou melhora estatisticamente significativa após a intervenção.Em Cirurgia Geral, houve piora na completude, com mudança nos valores extremosdos dados. Itens como exames pendentes, exame físico e acomodação hospitalarestiveram entre os menos preenchidos em todos os grupos. A prática de residentesclínicos redigirem sumários para pacientes cirúrgicos também foi identificada em14,66% dos sumários redigidos pelo grupo de residentes de Clínica Médica eNeurologia e não houve impacto significativo na qualidade geral dos documentos. Osresultados do estudo destacam que intervenções educativas pontuais, emborapromovam ganhos localizados, não são suficientes para alterar de forma ampla aprática documental. A baixa completude observada é condizente com achadoshistóricos na literatura, indicando que o problema é persistente e pouco abordado.Possíveis causas para esse problema poderiam estar contemplados nos desafiosimpostos por modelos documentais burocráticos, na utilização de sistemas paralelos,na cultura de má comunicação médica e na limitada fiscalização institucional dadocumentação médica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, que a melhoria dossumários de alta requer não apenas educação médica continuada, mas tambémações institucionais duradouras, supervisão ativa e valorização cultural dadocumentação clínica como ferramenta de cuidado, especialmente em hospitais deensino.
PALAVRAS-CHAVE: Documentação médica; Sumário de alta hospitalar; Educação médica continuada; Transição de cuidado; Segurança do paciente.
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