Logo PUCPR

APRIMORANDO A COMUNICAÇÃO HOSPITALAR: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA QUALIDADE DOS SUMÁRIOS DE ALTA

AMORIM, Laura Maria de ¹; FRANDOLOSO, Gibran Avelino ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A transição do cuidado entre diferentes níveis de atenção é um momentocrítico na assistência ao paciente, sendo o sumário de alta hospitalar um instrumentoessencial para assegurar a continuidade do cuidado. Apesar de sua importância,estudos apontam falhas recorrentes na qualidade e completude desses documentos. OBJETIVOS: O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de umaintervenção educacional baseada em problemas sobre a qualidade dos sumários dealta elaborados por residentes do primeiro ano de Clínica Médica, Cirurgia Geral,Neurologia e Ortopedia no Hospital Universitário Cajuru (PR), além de suacompletude. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um ensaio comunitário que analisoua completude de 388 sumários de alta antes e após uma intervenção educacional. Acapacitação abordou os elementos essenciais do sumário de alta e foi conduzida emmomentos distintos, conforme disponibilidade dos residentes. A avaliação foi realizadapor meio de checklist com 20 itens, baseado na literatura nacional, e a análiseestatística envolveu testes de McNemar, Wilcoxon e Mann-Whitney. RESULTADOS: Naanálise dos grupos, observou-se melhora significativa em itens pontuais no grupocombinado de Clínica Médica e Neurologia, como registro da acomodação hospitalar(+29,3%, p<0,001), exames pendentes (+20%, p=0,02) e identificação do médicoassistente (+27%, p<0,01). Contudo, houve piora significativa em outros aspectos,como o exame físico na admissão (-17,4%). O grupo de Cirurgia Geral apresentoupiora significativa em diversos itens, sem melhorias estatísticas após a intervenção.Já em Ortopedia, observou-se melhora significativa na identificação da especialidaderesponsável pelo internamento (+42,5%, p<0,001), mas a completude global manteve-se baixa. A análise da completude geral dos sumários revelou que nenhumaespecialidade apresentou melhora estatisticamente significativa após a intervenção.Em Cirurgia Geral, houve piora na completude, com mudança nos valores extremosdos dados. Itens como exames pendentes, exame físico e acomodação hospitalarestiveram entre os menos preenchidos em todos os grupos. A prática de residentesclínicos redigirem sumários para pacientes cirúrgicos também foi identificada em14,66% dos sumários redigidos pelo grupo de residentes de Clínica Médica eNeurologia e não houve impacto significativo na qualidade geral dos documentos. Osresultados do estudo destacam que intervenções educativas pontuais, emborapromovam ganhos localizados, não são suficientes para alterar de forma ampla aprática documental. A baixa completude observada é condizente com achadoshistóricos na literatura, indicando que o problema é persistente e pouco abordado.Possíveis causas para esse problema poderiam estar contemplados nos desafiosimpostos por modelos documentais burocráticos, na utilização de sistemas paralelos,na cultura de má comunicação médica e na limitada fiscalização institucional dadocumentação médica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, que a melhoria dossumários de alta requer não apenas educação médica continuada, mas tambémações institucionais duradouras, supervisão ativa e valorização cultural dadocumentação clínica como ferramenta de cuidado, especialmente em hospitais deensino.

PALAVRAS-CHAVE: Documentação médica; Sumário de alta hospitalar; Educação médica continuada; Transição de cuidado; Segurança do paciente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.