Logo PUCPR

APARECIDA, MADALENA E A GRANDE PROSTITUTA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DA SEXUALIDADE FEMININA NO CONTEXTO DA RELIGIÃO CRISTÃ SOB A ÓTICA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

NOGUEIRA, Lucas Augusto de Padua ¹; SANTOS, Jessica Caroline dos ²; PARANA, Camila Maia de Oliveira Borges ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Para Psicologia Analítica, tanto o instinto sexual quanto a religião têm papéis relevantes na psique do indivíduo. Apesar disso, a relação entre sexualidade e a religião cristã adquire muito comumente um caráter antagônico. A etimologia da palavra religião possui duas possibilidades, o relegere, de reler, trazendo a ideia de uma atenção escrupulosa com o que nos é dito, e o religare, de conectar, remetendo da restauração da relação entre o humano e o divino, e da mesma forma a religião pode tomar dois rumos na psique humana, a do dogmatismo estéril ou a de uma força transformadora. OBJETIVOS: Determinar o estado da arte quanto a relação entre a religião cristã e o experienciar da sexualidade feminina, e a partir disso analisar de que maneira a teoria dos símbolos e outros conceitos da Psicologia Analítica podem contribuir para uma melhor compreensão de tal relação. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, pelo modelo de Whittemore e Knafl, com pesquisa em bases de dados eletrônicas. A procura em bases de dados resultou em 9 artigos finais. A análise dos conteúdos dos artigos foi feita com a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. RESULTADOS: Foram criadas três categorias de análise, sendo elas “influência da religião cristã nas tentativas de controle dos corpos das mulheres”, “repressão da sexualidade da mulher” e “imagens simbólicas”. Nessas categorias de análise foi possível relacionar os conceitos de persona, sombra, arquétipos e símbolos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A religião cristã aparece muitas vezes como uma justificativa e ferramenta para o controle da sexualidade feminina. A Psicologia Analítica se mostrou útil como uma abordagem psicológica que traz um arcabouço teórico que permite uma melhor compreensão das formas que a sexualidade feminina se relaciona com o cristianismo. Esse trabalho não tem intenção alguma de ser exaustivo no que concerne esse tema, e de tal forma seria necessário produzir mais trabalhos que explorem essa temática.

PALAVRAS-CHAVE: Cristianismo; Religião; Sexualidade da mulher; Sexualidade feminina; Psicologia Analítica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.