O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO PLE (PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA) EM UM AMBIENTE MULTICULTURAL: A SALA DE AULA
INTRODUÇÃO: Este trabalho analisa o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) em um ambiente multicultural, com foco na atuação docente e nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. A pesquisa foi realizada no contexto do Programa Lampedusa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que oferece aulas gratuitas de PLE para migrantes e refugiados. OBJETIVOS: O objetivo geral é de mapear as práticas docentes e discentes nas aulas de PLE e sua consonância com o currículo e os documentos oficiais da educação básica em nível de Ensino Médio. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada foi qualitativa, com coleta de dados por meio de observações de aula, análise documental e aplicação de questionários a estudantes e professores. RESULTADOS: Os resultados indicam que, embora as políticas públicas nacionais apresentem avanços pontuais, como o Programa de Estudantes- Convênio- Português como Língua Estrangeira (PECPLE), ainda há ausência de diretrizes abrangentes e específicas para o ensino de PLE. Nesse cenário, destaca-se o Português como Língua de Acolhimento (PLAc) como uma atualização metodológica alinhada aos desafios contemporâneos. Essa abordagem promove o diálogo entre culturas, ao articular práticas pedagógicas que vão além do ensino normativo da língua e buscam construir espaços de negociação de sentidos, identidade e inclusão. Os dados coletados evidenciaram que os estudantes, majoritariamente hispanofalantes, destacam a importância das práticas de oralidade, da integração cultural e do uso de mídias digitais no processo de aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o PLAc representa uma alternativa pedagógica inclusiva e eficaz para responder às lacunas existentes nas políticas educacionais, contribuindo para formar cidadãos críticos e preparados para interagir em contextos multiculturais.
PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua Estrangeira; Português como Língua de Acolhimento; Interculturalidade; Políticas educacionais; Imigrantes e refugiados.
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