RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE MARMITAS E HABILIDADES CULINÁRIAS ENTRE ESTUDANTES DE CURSOS MATUTINOS E NOTURNOS
INTRODUÇÃO: As habilidades culinárias compreendem vários componentes referentes à preparação de comidas, incluindo autoconfiança, conhecimento culinário e atitude culinária. É visto que existe um declínio nas habilidades culinárias devido ao fácil acesso e alta disponibilidade de alimentos rápidos e prontos para consumir, como os ultraprocessados. Nos recentes estudos, mostram que a maioria dos estudantes universitários tem alto consumo semanal de alimentos ultraprocessados, causado principalmente pelas mudanças que ocorrem na transição da vida adulta. OBJETIVOS: Analisar a relação entre as habilidades culinárias e o consumo de marmitas entre estudantes de cursos uniturnos em uma instituição privada do Paraná. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo realizado com estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos turnos matutino e noturno. Os estudantes responderam voluntariamente um formulário online composto por três questionários: versão simplificada do Questionário Brasileiro de Habilidades Culinárias composta por 36 questões divididas em 7 escalas; Questionário de consumo de marmitas composto por 17 perguntas e Questionário com informações gerais. RESULTADOS: Foi validada 46 respostas, tendo como predominância os cursos de Nutrição (26,9%) e de Psicologia (19,2%), o turno matutino (76,9%) e estudantes que residem com a família (67,3%). Em relação as habilidades culinárias, a maior parte dos estudantes possui alto nível em todas as escalas, com exceção da escala de Atitude Culinária que foi classificada como intermediária (48,1%) e a escala de Conhecimento de Termos e Técnicas Culinárias classificada como baixo (53,8%). O consumo de marmitas mostrou que a maioria dos universitários é responsável pelo planejamento do cardápio (63,5%), pela compra dos alimentos (48,1%) e pela elaboração da marmita (67,3%). Uma parcela considerável de estudantes relatou possuir um aprendizado culinário prévio à entrada na universidade (69,2%). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os estudantes apresentaram altas habilidades culinárias e um consumo frequente de marmitas, motivado pelo fato de marmitas serem mais baratas e mais saudáveis. Do mesmo modo, os estudantes mostraram ter baixo conhecimento de termos e técnicas culinárias e intermediária atitude culinária.
PALAVRAS-CHAVE: Habilidades culinárias; Marmitas; Estudantes universitários; Comportamento alimentar; Consumo de alimentos.
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