Logo PUCPR

DESENVOLVIMENTO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS HÍBRIDAS PARA TOMADA DE DECISÃO E GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMAS SMART ENERG

ALVES, Lia ¹; SCHAEFER, Jones Luis ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A ideia de energia inteligente envolve arquiteturas descentralizadas, compostas por ferramentas de IoT, Big Data e Inteligência Artificial. Isso requer soluções que tenham tanto precisão quanto a capacidade de serem flexíveis e robustas. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver métodos híbridos para gestão e tomada de decisão na implementação de sistemas de energia inteligente, dada a complexidade encontrada nos locais. MATERIAIS E MÉTODO: Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, pesquisando nas bases de dados Scopus e Web of Science de junho de 2024 a julho de 2025. Esta revisão focou em artigos que relatam aplicações reais na prática para métodos de tomada de decisão multicritério (MCDA), combinando-os com técnicas computacionais ou estatísticas, como algoritmos evolutivos, redes neurais e lógica fuzzy. RESULTADOS: Os resultados mostram que métodos híbridos como AHP-Fuzzy, PROMETHEE-NSGA-II e MCDA combinados com modelos de otimização podem lidar efetivamente com incertezas na variabilidade dos dados e proporcionar maior precisão na tomada de decisões. Essas combinações provaram ser mais aplicáveis para a gestão de microrredes, o desenvolvimento de cidades ecologicamente corretas, o monitoramento da rede elétrica e na alocação de recursos energéticos. Novamente, ao examinar a literatura, constatou-se que no futuro o MCDA pode ser cada vez mais integrado com técnicas de Inteligência Artificial, como automação e modelagem preditiva. A Inteligência Artificial pode ajudar na automação e previsibilidade desses modelos em avaliação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que abordagens híbridas de natureza metodológica oferecem mais caminhos para decisões estratégicas em um ambiente energético mais dinâmico, contribuindo significativamente para a energia inteligente. Este artigo também propõe um quadro de comparação para os métodos abordados, sugerindo direções futuras para pesquisa neste campo.

PALAVRAS-CHAVE: Smart Energy; Tomada de decisão; Métodos multicritério; Abordagens híbridas; Gestão energética.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.