GÊNERO NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA DA PUCPR
INTRODUÇÃO: A pesquisa em vigência surge a partir de questionamentos levantados por alunos da instituição PUCPR-Curitiba, sobre as limitações curriculares na formação em Psicologia, especialmente no que se refere ao aprofundamento de temas relacionados a gênero, sexualidade e interseccionalidades. Através dessa reflexão, foi verificado a escassez de dados para compreender o processo histórico de aparecimento e mudanças nas concepções de sexualidade e gênero na formação de futuros profissionais de Psicologia em Curitiba. OBJETIVOS: Com isso, esse estudo visa realizar uma análise documental detalhada nos ementários da PUCPR-Curitiba, com o objetivo de identificar a inclusão de conteúdos relacionados à gênero, corporalidade, identidade e expressão de gênero em temas de estudos e nas bibliografias. O objetivo é avaliar a presença desses conteúdos na formação em Psicologia e discutir possíveis atualizações na grade curricular, visando uma formação mais inclusiva. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa busca, portanto, sistematizar e analisar o corpo documental do curso, contribuindo para a compreensão das mudanças e abordagens sobre gênero na formação dos profissionais de Psicologia em Curitiba. Ao total foram exploradas 47 ementas de disciplinas obrigatórias do curso de Psicologia do 1º ao 8º período. Localizamos nos títulos, no corpo do texto e nas bibliografias aquelas com pelo menos um dos seguintes indexadores presentes: gênero (homem, mulher e pessoa não-binária), identidade de gênero, corporalidade e expressão de gênero. Ao total, foram selecionadas 28 ementas de disciplinas. RESULTADOS: A partir das ementas foi possível discutir as seguintes questões: ausência de interseccionalidades; silenciamento sobre as pessoas não binárias; corporalidade; falta da representatividade feminina na Psicologia; violência de gênero. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da análise documental executada, foi possível identificar a vasta presença de assuntos que envolvem gênero nos ementários das disciplinas obrigatórias do curso de Psicologia da PUCPR, porém, ainda há lacunas significativas e certas limitações, principalmente no que diz respeito a ausência de recortes interseccionais na maioria das abordagens.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Corporalidade; Identidade; Formação; Psicologia.
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