A PRESENÇA DOS BEATLES NAS CANÇÕES SENHOR F, O RELÓGIO E AVE GENGIS KHAN DOS MUTANTES: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL
INTRODUÇÃO: Este projeto investiga os diálogos intertextuais entre três canções da banda brasileira Os Mutantes — Senhor F, O Relógio e Ave Gengis Khan — com composições da banda inglesa The Beatles, referência central na música popular mundial a partir dos anos 1960. Parte-se da ideia de que a obra dos Mutantes incorpora, transforma e ressignifica elementos beatlemaníacos, dentro de um contexto local e experimental da música brasileira. OBJETIVOS: A pesquisa busca compreender como elementos musicais, estruturais e estilísticos da obra dos Beatles foram apropriados pelos Mutantes, resultando em uma estética inovadora. O estudo procura identificar tipos de intertextualidade presentes nessas canções, ressaltando sua contribuição para a consolidação de uma linguagem musical própria no contexto do rock brasileiro e do movimento Tropicália. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizados métodos de análise musical combinados às categorias de intertextualidade propostas por López-Cano (2007) e Corrado (1992). A investigação abrangeu aspectos formais, melódicos, harmônicos, rítmicos e tímbricos das três obras selecionadas, bem como técnicas de estúdio empregadas por Os Mutantes, como colagens sonoras, uso de fitas invertidas, ruídos e manipulação eletroacústica. RESULTADOS: Os resultados apontam a presença de diferentes formas de intertextualidade: alusão, citação textual e reaproveitamento de esquemas formais. Essas estratégias demonstram a influência direta e indireta dos Beatles sobre Os Mutantes, revelando um engajamento criativo e técnico com a psicodelia britânica, reinterpretada sob uma perspectiva brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que as referências aos Beatles não se configuram como mera cópia, mas como parte de um processo criativo original, que resultou em uma linguagem híbrida e ousada. Os Mutantes, ao dialogarem com modelos estrangeiros por meio da intertextualidade, ampliaram as possibilidades expressivas da música brasileira e se tornaram protagonistas na formação do rock nacional e no movimento Tropicália.
PALAVRAS-CHAVE: Intertextualidade; Os Mutantes; The Beatles; Rock Psicodélico; Música Brasileira.
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