EXPLORANDO A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO DO FEEDBACK NO CONTEXTO EDUCACIONAL
INTRODUÇÃO: O feedback é um instrumento de avaliação essencial no processo de ensino-aprendizagem. Essa ferramenta contribui para o aprimoramento do desempenho acadêmico continuamente e para o desenvolvimento de competências dos estudantes, como raciocínio clínico, capacidade de análise crítica e identificação de lacunas em seu próprio conhecimento. Apesar de promover o aprendizado e influenciar diretamente na motivação e autoconfiança dos alunos, o feedback ainda não é aplicado em todas as disciplinas. Além disso, quando é aplicado de maneira ineficiente, pode causar prejuízos aos estudantes, como desmotivação, tristeza e indiferença. Dessa forma, mostra-se importante investigar qual é a percepção dos discentes sobre essa prática e identificar quais fatores influenciam na eficácia do feedback e na motivação dos estudantes. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo compreender qual a percepção dos estudantes de medicina em relação à prática do feedback durante sua formação acadêmica, avaliar o impacto dessa ferramenta na motivação intrínseca dos participantes e analisar os fatores que influenciam essa percepção. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal, observacional e retrospectiva. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado e validado, baseado em instrumentos previamente utilizados e na revisão de literatura. Os participantes foram discentes do curso de medicina de uma universidade no Sul do Brasil. RESULTADOS: A maioria dos estudantes considera que o feedback é um elemento fundamental para seu ensino-aprendizagem, no entanto, muitos relatam que gostariam de recebê-lo com mais frequência (46%) e apenas 13% consideram que receberam feedbacks suficientes durante sua formação. Observou-se ainda que 61% dos estudantes relataram que o feedback sempre aumenta sua confiança para repetir as tarefas. Além disso, os efeitos emocionais relacionados a essa prática são significativos: feedbacks construtivos foram associados a maior esforço, autorreflexão e motivação por parte dos estudantes, enquanto devolutivas vagas, confusas ou negativas estão relacionadas à frustração e desmotivação. Clareza, relevância do conteúdo, o tom de voz do professor, a forma como o feedback ocorre e a possibilidade de refazer a tarefa foram considerados fatores de grande influência para um feedback eficaz. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora o feedback seja reconhecido como valioso no processo de ensino-aprendizagem, uma parcela significativa dos estudantes que participaram desta pesquisa considera insuficiente a quantidade de feedbacks recebido durante a formação médica. Portanto, algumas estratégias institucionais, como a capacitação de docentes e o prévio entendimento por parte dos discentes do que é feedback e qual sua função, podem ser elaboradas para que a utilização dessa ferramenta seja contínua, eficaz e abarque o maior número de disciplinas durante o período acadêmico.
PALAVRAS-CHAVE: Feedback formativo; Estudantes de Medicina; Motivação intrínseca; Avaliação Educacional; Ensino.
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