A FILOSOFIA ANTICOLONIAL PRESENTE NO SAMBA
INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta uma análise detalhada da manifestação cultural do samba durante a primeira metade do século XX, explorando-o como uma filosofia popular com um enfoque anticolonial. . O samba é abordado não apenas como um estilo musical, mas também como um acúmulo de conhecimentos, resistências e visões de mundo que emergiram em contextos de opressão e marginalização. OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo é analisar composições de sambas do início da metade do século XX, a fim de identificar os elementos que revelam o discurso anticolonial nas produções dos sambistas. O objetivos específicos são: a) analisar composições, assim como o contexto social responsável pela origem das críticas presentes nos versos; identificar, através de pesquisas e estudos, métodos os mecanismos de repressão utilizados na época como forma de exclusão do povo preto e; avaliar como o manifesto artístico de compositores de samba pode ser compreendido como uma filosofia crítica anticolonial a partir do entendimento e análise das composições. MATERIAIS E MÉTODO: A introdução situa o surgimento do samba, enfatizando suas raízes nas comunidades brasileiras e sua gradual institucionalização, enquanto preservava sua essência contestadora. Foram examinadas composições marcantes do período, com o objetivo de identificar elementos líricos e melódicos que manifestassem críticas às estruturas de poder dominantes, à normatização social e às heranças de uma mentalidade colonial ainda presente na sociedade brasileira. Os materiais e métodos utilizados incluíram uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a história do samba, estudos culturais e teorias pós-coloniais, além de uma análise textual das letras de sambas selecionados, levando em conta o contexto histórico e social em que foram produzidos. RESULTADOS: Os resultados evidenciam que, por meio de metáforas, ironias e relatos do cotidiano, o samba formulou um discurso alternativo capaz de subverter lógicas hegemônicas e afirmar a identidade e a agência de grupos historicamente marginalizados. A pesquisa conclui que o samba, ao exaltar a cultura popular, a oralidade e as vivências dos excluídos, funcionou como um instrumento de descolonização do pensamento e da estética. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, o estudo reafirma que o samba, em suas diversas expressões e transformações na primeira metade do século XX, estabeleceu-se como uma autêntica filosofia popular anticolonial, oferecendo uma visão singular sobre a resistência cultural e a formação de uma identidade brasileira rica e resiliente diante das heranças coloniais.
PALAVRAS-CHAVE: Samba; Anticolonialismo; Filosofia popular; Filosofia do Samba; Cultura brasileira.
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