Logo PUCPR

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO EM BOVINOS DE CORTE COM ADMINISTRAÇÃO DO CIPIONATO DE ESTRADIOL NO PROTOCOLO CO-SYNCH MODIFICADO

SANTO, Dorival de Carvalho Espirito ¹; KOZICKI, Luiz Ernandes ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Dentre as biotecnologias de reprodução aplicáveis à pecuária comercial, destacam-se a inseminação artificial e a inseminação artificial em tempo fixo, uma vez que tais técnicas são economicamente viáveis. Trata-se de uma biotecnologia que tem estado em ascensão, devido ao aumento da taxa de concepção, à melhoria significativa da genética do rebanho, além de promover o bem-estar animal. É também uma ferramenta caracterizada pela manipulação hormonal. OBJETIVOS: Objetivos . Avaliar o uso do hormônio cipionato de estradiol e comparar os resultados obtidos com o grupo controle, sendo os grupos previamente separados de forma aleatória, conforme a ordem em que os animais se posicionaram no brete de contenção. O objetivo adicional foi utilizar o hormônio como indutor de ovulação, visando consequentemente elevar a taxa de concepção. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e métodos. Foram utilizadas 71 fêmeas bovinas, separadas da seguinte forma: 19 animais no grupo controle e 52 no grupo tratado com cipionato de estradiol. Utilizaram-se também os fármacos comumente empregados em protocolos de inseminação artificial, a saber: implante de progesterona, benzoato de estradiol, prostaglandina, cipionato de estradiol e hormônio liberador de gonadotrofina. RESULTADOS: o demonstrou que o uso do cipionato de estradiol resultou em um ganho significativo em relação ao protocolo utilizado no grupo controle. A taxa de concepção foi 36% maior, enquanto a taxa de expressão de cio foi 23% superior. CONSIDERAÇÕES FINAIS: atores externos, como clima e manejo humano, possam interferir nos resultados e na confiabilidade do estudo, o cipionato de estradiol demonstrou ser uma alternativa viável para implementação em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), com potencial para aplicação em larga escala na bovinocultura nacional.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave1. Inseminação artificial em tempo fixo; Eficiência reprodutiva; Taxa de concepção; Cipionato de estradiol; Biotecnologias reprodutivas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.