Logo PUCPR

EFEITOS DE UM NOVO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE COELHOS DESMAMADOS

SOUZA, Anna Clara Marques ¹; BEZ, Isabela Cristina Colaço ³; TAQUES, Mariana Blanc ³; TAQUES, Mariana Blanc ³; SALLES, Iasmin Leoni Rocha ³; SALLES, Iasmin Leoni Rocha ³; COSTA, Leandro Batista ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A preocupação com o bem-estar animal tem ganhado destaque nas cadeias produtivas. Na cunicultura, o confinamento em ambientes pouco enriquecidos compromete a saúde física e comportamental dos coelhos, favorecendo o estresse. Nesse cenário, o enriquecimento ambiental surge como uma estratégia promissora para oferecer estímulos que favoreçam a expressão de comportamentos naturais, promovendo maior qualidade de vida aos animais. OBJETIVOS: Objetivou-se avaliar os efeitos da introdução de um novo enriquecimento ambiental, com propriedades sensoriais e nutricionais, sobre o comportamento alimentar de coelhos em fase de crescimento. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida na Fazenda Experimental Gralha Azul da PUCPR, utilizando 32 coelhos em crescimento, da raça Nova Zelândia Branca, machos e fêmeas, distribuídos em quatro tratamentos experimentais: T1) Controle – dieta basal + feno como enriquecimento, T2) Dieta basal + feno + bloco sem óleo essencial de funcho como enriquecimento, T3) Dieta basal + feno + bloco com óleo de funcho como enriquecimento, T4) Dieta basal + bloco com óleo essencial de funcho como enriquecimento. Os blocos foram elaborados manualmente e compostos por melaço, trigo, bentonita, cal e óleo essencial de funcho. Os coelhos foram alojados individualmente em gaiolas (n=8), e as observações comportamentais ocorreram duas vezes por semana, por dois minutos após a oferta da ração (pela manhã), com registro de comportamentos alimentares, seguido de comportamentos normais e anormais. O comportamento alimentar noturno foi avaliado por meio de imagens captadas por câmeras internas. Foram realizadas observações de dois minutos, e, caso o animal ingerisse com a ração ou com algum dos enriquecimentos, os comportamentos subsequentes eram registrados. RESULTADOS: Os resultados revelaram que, durante o período diurno, coelhos dos tratamentos que receberam bloco contendo óleo essencial de funcho apresentaram maior tempo de desinteresse alimentar (p < 0,001), comparado com os coelhos dos tratamentos T1 e T2. Por outro lado, durante o período noturno, os coelhos dos tratamentos T3 e T4 demonstraram maior ingestão de ração e feno (p < 0,05). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O enriquecimento com óleo essencial de funcho exerceu efeito modulador positivo sobre o consumo de ração e de feno durante a noite. Durante o dia, foi observado o desinteresse alimentar para os animais que receberam o óleo essencial de funcho via dieta. Os resultados reforçam a relevância da adoção de práticas inovadoras para otimizar o bem-estar animal e promover sistemas de produção mais sustentáveis e éticos.

PALAVRAS-CHAVE: Bem-estar animal; Comportamento animal; Cunicultura; Óleo essencial de funcho.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.