INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS COM DOR CRÔNICA PARA AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE CLÍNICA DE SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO DA CIPE®: REVISÃO DE LITERATURA PARA BUSCA DE EVIDÊNCIAS
INTRODUÇÃO: A dor é um problema de saúde pública, com impacto significativo na vida das pessoas. De acordo com o tempo de duração, a dor pode ser classificada como aguda ou crônica. A atuação do enfermeiro para o fenômeno da dor crônica envolve a integração de conhecimentos que oferecem à pessoa alternativas para adaptação em sua vida, por meio de práticas que contribuem para enfrentamento da dor crônica. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) é um sistema de classificação que apoia o registro profissional e o subconjunto terminológico da CIPE® para pessoas com dor crônica visa apoiar o cuidado de enfermagem, auxiliando na resolução de problemas clínicos. OBJETIVOS: Identificar evidências das intervenções de enfermagem para pessoas com dor crônica e comparar as intervenções identificadas na literatura, conforme grau de evidência, com as intervenções de enfermagem do subconjunto terminológico da CIPE®. MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa de métodos mistos, composta por duas partes. A primeira consistiu em uma revisão integrativa da literatura, conduzida conforme as diretrizes PRISMA, com busca em bases nacionais e internacionais. A segunda envolveu mapeamento cruzado entre as intervenções de enfermagem identificadas na revisão de literatura e as existentes no subconjunto. RESULTADOS: Foram selecionados 15 artigos publicados entre 2020 e 2024. As intervenções mais recorrentes envolveram avaliação da dor, orientação de uso da medicação, uso de terapias não farmacológicas, suporte emocional e promoção do autocuidado. A análise comparativa demonstrou convergência entre as práticas descritas na literatura e as intervenções do subconjunto da CIPE®, embora algumas abordagens específicas não estejam contempladas na terminologia padronizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar da escassez de estudos com utilização direta da CIPE®, evidenciou-se que o subconjunto terminológico contempla grande parte das intervenções recomendadas na literatura. Os resultados da análise comparativa demonstram o potencial que o uso de ferramentas com foco em terminologias padronizadas possui para otimizar o trabalho de enfermeiros, bem como produzir efeito no manejo da dor crônica. Recomenda-se que futuras pesquisas desenvolvam e validem subconjuntos terminológicos específicos, fortalecendo a prática baseada em evidências.
PALAVRAS-CHAVE: Dor crônica; Intervenções de enfermagem; Avaliação de enfermagem; Cuidados de enfermagem.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.