Logo PUCPR

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS COM DOR CRÔNICA PARA AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE CLÍNICA DE SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO DA CIPE®: REVISÃO DE LITERATURA PARA BUSCA DE EVIDÊNCIAS

PURCOTE, Bruna de Castro Vaz ¹; MATTEI, Francine Dutra ³; CUBAS, Marcia Regina ²
Curso do(a) Estudante: Enfermagem – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Enfermagem – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A dor é um problema de saúde pública, com impacto significativo na vida das pessoas. De acordo com o tempo de duração, a dor pode ser classificada como aguda ou crônica. A atuação do enfermeiro para o fenômeno da dor crônica envolve a integração de conhecimentos que oferecem à pessoa alternativas para adaptação em sua vida, por meio de práticas que contribuem para enfrentamento da dor crônica. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) é um sistema de classificação que apoia o registro profissional e o subconjunto terminológico da CIPE® para pessoas com dor crônica visa apoiar o cuidado de enfermagem, auxiliando na resolução de problemas clínicos. OBJETIVOS: Identificar evidências das intervenções de enfermagem para pessoas com dor crônica e comparar as intervenções identificadas na literatura, conforme grau de evidência, com as intervenções de enfermagem do subconjunto terminológico da CIPE®. MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa de métodos mistos, composta por duas partes. A primeira consistiu em uma revisão integrativa da literatura, conduzida conforme as diretrizes PRISMA, com busca em bases nacionais e internacionais. A segunda envolveu mapeamento cruzado entre as intervenções de enfermagem identificadas na revisão de literatura e as existentes no subconjunto. RESULTADOS: Foram selecionados 15 artigos publicados entre 2020 e 2024. As intervenções mais recorrentes envolveram avaliação da dor, orientação de uso da medicação, uso de terapias não farmacológicas, suporte emocional e promoção do autocuidado. A análise comparativa demonstrou convergência entre as práticas descritas na literatura e as intervenções do subconjunto da CIPE®, embora algumas abordagens específicas não estejam contempladas na terminologia padronizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar da escassez de estudos com utilização direta da CIPE®, evidenciou-se que o subconjunto terminológico contempla grande parte das intervenções recomendadas na literatura. Os resultados da análise comparativa demonstram o potencial que o uso de ferramentas com foco em terminologias padronizadas possui para otimizar o trabalho de enfermeiros, bem como produzir efeito no manejo da dor crônica. Recomenda-se que futuras pesquisas desenvolvam e validem subconjuntos terminológicos específicos, fortalecendo a prática baseada em evidências.

PALAVRAS-CHAVE: Dor crônica; Intervenções de enfermagem; Avaliação de enfermagem; Cuidados de enfermagem.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.