NARRATIVAS DA PAISAGEM: RELATOS DO RIO BELÉM EM CURITIBA-PR
INTRODUÇÃO: Cada sociedade molda a sua paisagem a partir de seus próprios valores, ao mesmo tempo que também é moldada por suas experiências paisagísticas. A partir deste entendimento, a paisagem pode ser interpretada como representação social, ao mesmo tempo que participa do processo de construção identitária das comunidades que nela habitam. OBJETIVOS: Este relatório apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo interpretar a paisagem urbana por meio do monitoramento fotográfico do Rio Belém, em Curitiba – PR. MATERIAIS E MÉTODO: A investigação se baseou na realização de registros periódicos, sempre a partir do mesmo ponto de observação, entre setembro de 2024 e junho de 2025. A metodologia adotada permitiu acompanhar visualmente as transformações da paisagem ao longo das estações do ano, analisando variações na coloração da água, presença de vegetação e fauna, acúmulo de resíduos sólidos e condições climáticas no momento dos registros. As imagens coletadas foram organizadas e analisadas considerando ponto de vista (montante e jusante), paleta de cores, ocorrências e transformações de elementos naturais e antrópicos. RESULTADOS: Os resultados revelam padrões sazonais marcantes: em dias ensolarados, houve maior presença de animais e vegetação com tonalidades mais vivas; em dias chuvosos, a água apresentou menor transparência, aumento de espuma e maior acúmulo de lixo. Também foram identificadas espécies vegetais recorrentes, como a Coreutéria e a Minnieroot, e presença frequente da ave tapicuru. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O método de observação contínua mostrou-se eficiente para revelar as transformações graduais da paisagem, contribuindo para um olhar mais atento e interpretativo sobre o território fluvial urbano. Conclui-se que o monitoramento fotográfico contínuo é método eficiente para registrar a evolução de aspectos visuais e ambientais de paisagens em transformação, podendo subsidiar futuras análises e ações voltadas ao planejamento urbano e ao entendimento da paisagem como processo dinâmico e narrativo.
PALAVRAS-CHAVE: Paisagem fluvial; Narrativas da paisagem; Monitoramento fotográfico; Relações entre rios e comunidades; Rios urbanos.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.