ANÁLISE IMUNOHISTOQUÍMICA DA IL-6 EM AMOSTRAS TECIDUAIS DO MICROAMBIENTE TUMORAL DO PSEUDOMIXOMA PERITONEAL
INTRODUÇÃO: O pseudomixoma peritoneal (PMP) é uma doença rara, com predomínio no sexo feminino, caracterizada pela produção excessiva de uma substância mucinosa que se acumula na cavidade peritoneal. Em geral, apresenta início assintomático e evolução lenta, o que contribui para diagnósticos frequentemente tardios. O tratamento consiste na cirurgias citorredutora, associadas à quimioterapia intraperitoneal (HIPEC). A resposta inflamatória exerce papel fundamental na progressão tumoral, especialmente no microambiente neoplásico, influenciando tanto o crescimento da neoplasia quanto a resposta imunológica. Nesse contexto, a interleucina-6 (IL-6), destaca-se por seu papel pró-inflamatório, sendo responsável pela sinalização de outras citocinas, além de atuar na angiogênese tumoral. OBJETIVOS: Comparar a imunoexpressão da IL-6 em amostras parafinadas de microambiente de PMP (IPM – Implante peritoneal Mucinoso; IPNM – Implante Peritoneal Não Mucinoso; PNN – Peritônio Não Neoplásico; SP – Sítio Primário). MATERIAIS E MÉTODO: Treze amostras parafinadas de pacientes com PMP foram organizadas em blocos de Tissue MicroArray (TMA), distribuídas nos grupos IPM, IPMN, PNN e submetidas à técnica de imunohistoquímica para avaliar a imunoexpressão de IL-6. Após, as lâminas foram digitalizadas com auxílio do Scanner Scaner de lâminas Axio Scan.Z1 e processadas para a geração de vinte campos de grande aumento pelo software ZEN Blue Edition. A mensuração das áreas de imunoexpressão foi realizada com a assistência do software Image Pro-Plus (versão 4.5), e os valores obtidos foram compilados para posterior análise estatística. RESULTADOS: Foi observada diferença estatisticamente significativa (p = 0,036), com expressão aumentada no grupo PNN em relação ao grupo IPM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A baixa expressão de IL-6 nas amostras de PMP (Grupo IPM) sugere uma possível modulação da resposta imunológica Th1 para Th2. Como parte de um projeto mais amplo sobre a imunomodulação no microambiente tumoral, este estudo contribui para o entendimento dos mecanismos inflamatórios associados à progressão da doença, integrando um conjunto de evidências que pode subsidiar o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.
PALAVRAS-CHAVE: Interleucina 6; Microambiente tumoral; Imunohistoquímica; Modulação imunológica; Pseudomixoma peritoneal.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.