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IMPLEMENTAÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO DE OPERANTES VERBAIS PARA A AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE SEGUIR REGRAS

OLIVEIRA, Kawani Araújo de ¹; NETO, Celso Apparecido Athayde ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A influência do comportamento verbal sobre o comportamento não verbal tem se destacado como linha de pesquisa com alta relevância na Análise do Comportamento. A investigação dos efeitos da modelagem do comportamento verbal sobre o comportamento não verbal na mesma pessoa tem levantado desafios metodológicos importantes. A classificação do comportamento verbal em operantes verbais parece representar uma saída metodológica interessante para tais desafios. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do reforçamento diferencial sobre a emissão de tatos puros e tatos distorcidos, buscando compreender as particularidades do comportamento verbal em crianças a partir de diferentes histórias de reforço MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa focalizou a relação entre o que se diz e o que se faz, explorando a sensibilidade do comportamento verbal à correspondência entre fala e ação. Participou da pesquisa uma criança de 6 anos de idade. A coleta de dados foi realizada por meio de sessões experimentais em que o participante interagia com um tablet contendo jogos selecionados, seguida pela etapa em que o participante era convidado a relatar suas ações no tablet. Tal relato era consequenciado distintamente na presença de dois experimentadores. A análise da precisão do relato verbal com as ações no tablet em função da consequência diferencial na presença de cada experimentador foi realizada. RESULTADOS: Os resultados parciais indicaram desempenho mais estável na emissão de tatos puros, com médias de acertos superiores a 75%, enquanto os tatos distorcidos apresentaram maior variabilidade e não alcançaram os critérios esperados para controle discriminativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se ainda a influência de variáveis sociais, como a sensibilidade do participante à aprovação ou reprovação dos experimentadores, e a preferência por determinados aplicativos, que podem ter introduzido viés nas respostas. A pesquisa enfrentou limitações significativas no recrutamento e na manutenção de participantes, refletindo desafios práticos e éticos típicos de estudos com populações infantis, como a necessidade de conciliação de agendas e preocupações dos responsáveis quanto ao uso de telas.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento verbal; Tato; Correspondência verbal.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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