PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA TEÓRICA
INTRODUÇÃO: O ensino de Química envolve conceitos que muitas vezes são complexos e abstratos, o que representa um desafio à compreensão dos estudantes, especialmente quando abordados de maneira tradicional. Nesse cenário, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), surgem como aliadas importantes na promoção de uma inovação pedagógica mais interativa e engajadora. OBJETIVOS: Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir uma apostila em nível de graduação para diferentes aulas teóricas de Química Orgânica usando como suporte interativo a Realidade Virtual e/ou Realidade Aumentada. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada envolveu uma revisão de literatura para fundamentar a utilização de RV e RA no ensino de Química, incluindo um extenso levantamento e seleção de recursos digitais 3D, como aplicativos, softwares, sites e vídeos. Essa busca foi realizada em bases de dados acadêmicas, na internet e na relação de aplicativos do Centro de Realidade Estendida (CRE) da PUCPR. A partir desses materiais, foram elaboradas as sequências didáticas que compõem a apostila. RESULTADOS: Para a criação do material, foram utilizados o Microsoft Word, para estruturação do texto, e o Canva para o design gráfico, resultando em um layout organizado, visualmente atrativo e de fácil leitura. O uso de dispositivos pessoais ao longo do processo de criação contribuiu para uma maior flexibilidade, permitindo testar e adaptar os recursos de maneira contínua e acessível. Os resultados indicam que a apostila desenvolvida, por incorporar recursos de RV e RA, é uma alternativa metodológica promissora ao ensino tradicional, pois amplia a interatividade e promove uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. Contudo, a pesquisa também evidenciou desafios significativos. A maioria dos recursos digitais disponíveis está em inglês, o que constitui uma barreira linguística para estudantes brasileiros. Além disso, muitos dos aplicativos em português citados em trabalhos anteriores encontram-se desatualizados ou indisponíveis, o que inviabiliza seu uso em sala de aula. Outra limitação identificada é a escassez de materiais com conteúdos mais aprofundados em Química Orgânica, sendo predominantes os que abordam conceitos introdutórios.Apesar desses obstáculos, foi possível selecionar recursos adequados e desenvolver a apostila com sequências didáticas que exploram a RA e RV como suporte. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, este trabalho demonstra potencial do uso das TDICs para o ensino de Química, ao mesmo tempo em que evidencia lacunas na produção de materiais interativos em português. Para trabalhos futuros, recomenda-se a aplicação da apostila em sala de aula, visando avaliar da sua eficácia pedagógica, além de incentivar o desenvolvimento de novos recursos digitais nacionais, que contemplem conteúdos mais avançados da Química Orgânica.
PALAVRAS-CHAVE: Realidade Virtual; Realidade Aumentada; Ensino de Química Orgânica; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Sequência Didática.
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