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DESENVOLVIMENTO INFANTIL E USO DE TELAS EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS NA CIDADE DE CURITIBA

SALES, Noemi Carla Rodrigues ¹; WERNECK, Renata Iani ²
Curso do(a) Estudante: Enfermagem – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil envolve mudanças físicas, emocionais, cognitivas e sociais, porém apesar dos benefícios que a tecnologia oferece, o uso precoce e excessivo de telas, prejuízos significativos ao bem-estar das crianças. Alguns estudos sugerem que a relação entre assistir televisão e o desenvolvimento infantil é complexa, sendo influenciada por fatores como o contexto familiar e social, o tipo e a qualidade do conteúdo e o padrão de exposição. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre o uso de telas, o desenvolvimento infantil e determinantes sociais durante os primeiros mil dias de vida, com base em dados da Coorte de Saúde Materno-Infantil de Curitiba (COOSMIC). MATERIAIS E MÉTODO: Trata–se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram analisados dados de crianças nos primeiros mil dias de vida, considerando indicadores como uso de telas, convívio familiar, renda, benefícios sociais. As análises estatísticas incluíram testes univariados e bivariados – qui-quadrado para avaliação de associações. Os dados analisados foram coletados durante um estudo de coorte retrospectivo/prospectivo com abordagem quantitativa dos fatores de risco e o desenvolvimento infantil de crianças até seus primeiros 1000 dias – coorte materno infantil de Curitiba (COOSMIC). RESULTADOS: Os resultados não apresentaram associações estatisticamente significativas entre o uso de telas e as variáveis selecionadas. No entanto, observaram-se tendências de associação relevantes: o uso de telas está presente em todos os níveis socioeconômicos e aspectos como o brincar e as refeições em família se mostraram importantes para refletir sobre o impacto da tecnologia na rotina familiar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar da ausência de associações estaticamente relevantes, os achados chamaram atenção para aspectos necessários como orientar as famílias quanto ao uso consciente de telas e incentivo práticas que promovam o desenvolvimento saudável.

PALAVRAS-CHAVE: Uso de telas; Primeira infância; Desenvolvimento infantil; Determinantes sociais; COOSMIC.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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