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ELABORAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DO ENEM PELA IA COPILOT: COMPREENSÃO E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

SANTOS, Gustavo Alex dos ¹; COSTA, Sandra Batista da ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou a produção de textos dissertativo-argumentativos elaborados pela ferramenta de inteligência artificial Copilot, com base na proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. OBJETIVOS: O estudo tem como objetivo compreender como o Copilot responde aos critérios avaliativos da redação do Enem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento temático, à argumentação, à estrutura composicional, ao uso adequado de mecanismos linguísticos e à proposição de intervenção. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foi organizado um corpus de 10 redações geradas pela IA a partir de comandos (prompts) elaborados com base na prova, e, posteriormente, foram selecionados quatro textos (2, 6, 9 e 10) para análise mais aprofundada. A investigação considerou as competências 2, 3 e 5 da matriz do Enem, com foco na presença de autoria e na articulação dialógica da argumentação. O embasamento teórico abrange estudos sobre o uso pedagógico da IA (Carvalho, 2021; Harasim, 2015; Silva, Espíndola e Pereira, 2023; Alves, 2023), sobre o gênero redação do Enem (MEC, 2024) e sobre a construção da autoria em textos escolares (Possenti, 2013; Lima, 2017; Nascimento, 2021; Costa e Santos, 2020; Carvalho, 2022). RESULTADOS: Os resultados revelam que, apesar da competência do Copilot na organização textual, suas produções apresentam padronização temática e estilística e repertório sociocultural limitado. As propostas de intervenção, embora corretas, são protocolares e pouco detalhadas, confirmando a restrição da autoria e sua dependência dos prompts detalhados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que Copilot pode apoiar o ensino da escrita argumentativa, desde que integrado a práticas que valorizem a reflexão crítica e a autoria.

PALAVRAS-CHAVE: Texto dissertativo-argumentativo; Enem; Copilot; Avaliação; Autoria.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

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