ANÁLISE DA CASUÍSTICA DO Z-POEM COMPARADO COM A TÉCNICA CONVENCIONAL NO TRATAMENTO ENDOSCÓPICO DO DIVÍRTICULO DE ZENKER EM UM HOSPITAL PRIVADO DE CURITIBA
INTRODUÇÃO: O divertículo de Zenker é uma projeção sacular da mucosa da transição faringoesofágica que acomete mais os idosos. Pode trazer sintomas limitantes como halitose, regurgitação, disfonia e disfagia importante. O tratamento é primariamente cirúrgico, com correções endoscópicas, cujas técnicas são: a convencional e a Z-POEM. OBJETIVOS: Comparar a casuística da abordagem endoscópica convencional com a técnica do Z-POEM em pacientes diagnosticados com Divertículo de Zenker, em um hospital terciário de Curitiba, visando determinar qual técnica oferece melhores resultados na regressão do grau de disfagia dos pacientes e menores taxas de recidivas após 6 meses. MATERIAIS E MÉTODO: Coorte retrospectiva e prospectiva a partir da análise de resultados cirúrgicos coletados em prontuários eletrônicos, em hospital terciário de Curitiba, no período entre janeiro de 2020 e agosto de 2024, envolvendo regressão do grau de disfagia (evidenciado pela escala de Dakka e Bennett) e recidivas em até seis meses após a cirurgia de 23 pacientes operados pelo mesmo cirurgião. Desses, 11 foram submetidos à técnica endoscópica convencional e 12 à Z-POEM. A associação das duas técnicas cirúrgicas como variáveis categóricas foi testada pelo teste de Qui-quadrado e as variáveis dicotômicas pelo teste exato de Fisher. As informações foram analisadas com o software IBM SPSS Statistics v.28.0 (Armonk, NY: IBM Corp.) e valores de p < 0,05 indicaram significância estatística. RESULTADOS: Os grupos foram semelhantes em idade (Z-POEM: 78,07 ± 7,16 anos; Convencional: 73,73 ± 7,64 anos; p=0,12), sexo (Z-POEM: 50,0% mulheres; Convencional: 27,3%; p=0,49), obesidade (ZPOEM 33,3%; Convencional 27,3%; p=1,00), hipertensão (ZPOEM 50,0%; Convencional 81,8% p=0,19), diabetes (ZPOEM 0,0%; Convencional 9,1%; p=0,47) e tabagismo (ZPOEM 16,7%; Convencional 18,2%; p=1,00). A redução média na disfagia foi maior no grupo Z-POEM (2,80 ± 0,41 graus) em comparação ao Convencional (2,07 ± 0,59 graus; p=0,02), com 75,0% e 27,3% dos pacientes, respectivamente, alcançando grau 0 (p=0,03). A taxa de recidiva foi de 25% no Z-POEM e 27,3% no Convencional (p=1,00). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a técnica Z-POEM foi superior no quesito redução dos sintomas, dado o qual foi evidenciado pela média da redução do grau de disfagia em número absoluto e pela maior porcentagem de pacientes com regressão total do sintoma (Grau 0). Além disso, a técnica Z-POEM resultou em uma menor taxa de recidiva quando comparada, em porcentagem, à técnica convencional. Entretanto, essa diferença não possuiu significância estatística no estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Divertículo de Zenker; Procedimentos Cirúrgicos Endoscópicos; Diverticulotomia Endoscópica por Tunelização Submucosa; Transtorno da Deglutição.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.