UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES IMERSIVOS NO ENSINO DE ENGENHARIA DE REQUISITOS SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES
INTRODUÇÃO: A formação em Engenharia de Software exige o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe, que muitas vezes não são plenamente alcançadas por métodos tradicionais de ensino. Metodologias ativas têm se mostrado como uma alternativa para o desenvolvimento destas competências. Especificamente na área de Engenharia de Requisitos, um dos grandes desafios é o aprendizado de técnicas de elicitação de requisitos, como a entrevista, por exemplo. Uma das formas de ensinar estas técnicas é utilizar o role-playing, no qual o estudante vivencia o papel de Engenheiro de Requisitos. Uma experiência de utilização de role-playing de forma imersiva, foi conduzida com esta finalidade no Centro de Realidade Estendida (CRE) da PUCPR. OBJETIVOS: Compreender os desafios e benefícios do uso de ambientes imersivos no ensino de Engenharia de Requisitos sob a ótica dos estudantes. MATERIAIS E MÉTODO: O método adotado foi o estudo de caso exploratório. O protocolo de pesquisa foi elaborado com base em revisões da literatura e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas com sete estudantes. Todos os participantes haviam vivenciado a atividade de entrevista com avatares em ambiente imersivo. Os dados foram analisados com o apoio das técnicas de codificação aberta e axial, conforme a abordagem da Grounded Theory, utilizando a ferramenta Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados indicam que a prática da atividade de elicitação de requisitos, aplicada em um ambiente imersivo com a utilização de avatares, contribuiu para o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pela disciplina, além de favorecer o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e comportamentais e a reflexão sobre melhores práticas na condução de entrevistas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo aponta que a combinação de ambientes imersivos com práticas reflexivas mostra-se eficaz e satisfatória para o desenvolvimento de competências essenciais à formação dos estudantes de Engenharia de Software.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Engenharia de Requisitos; Ambientes Imersivos; Metodologias de Aprendizagem Ativa; Role-playing imersivo; Ensino com apoio de tecnologia.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.