Logo PUCPR

JORNADA DE APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO POR ESTUDANTES NÃO PROGRAMADORES

SANTOS, Anna Quézia dos ¹; MALUCELLI, Andreia ³; BINDER, Fabio Vinicius ³; BINDER, Fabio Vinicius ³; REINEHR, Sheila dos Santos ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A tecnologia está em constante avanço e aparelhos celulares estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Isso aumenta a necessidade por profissionais capacitados para desenvolver aplicativos (APPs) de qualidade. A PUCPR, em parceria com a Apple, implantou um ambiente de ensino, a Apple Developer Academy (Academy), que visa desenvolver profissionais capacitados para atuar no mercado de APPs para o ecossistema Apple. Esse ambiente, que se assemelha a um ateliê de software, utiliza o método Challenge Based Learning (CBL). Ele recebe, a cada 2 anos, 50 estudantes provenientes de diversas áreas de formação. Compreender a forma como estes estudantes aprendem pode ajudar a melhorar os processos da Academy, especialmente no que se refere aos estudantes provenientes de áreas que não a de computação. OBJETIVOS: Compreender o processo de aprendizagem de programação por estudantes não programadores em um ateliê de software. MATERIAIS E MÉTODO: Dadas as características desta pesquisa, o método selecionado foi o estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 estudantes que passaram pela Academy. Os dados foram analisados usando os conceitos de Grounded Theory (codificação aberta e codificação axial), com o apoio da ferramenta Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que os estudantes no processo de aprendizagem de programação possuem diversas dificuldades. Entre elas se destacam a lógica de programação e o entendimento de conceitos e como aplicá-los. Além disso, a maioria dos estudantes entrevistados tiveram emoções negativas durante o aprendizado de programação, muitos se sentiam frustrados e sobrecarregados durante o processo, sentindo-se atrasados em relação aos demais colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo demonstrou que, mesmo com estes desafios, os estudantes concluíram a sua formação com sucesso. Ambientes seguros e colaborativos, como o da Academy, contribuem para amenizar as dificuldades dos estudantes, embora não sejam capazes de eliminá-los.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem de programação por não programadores; Desafios do ensino de programação; Ensino de desenvolvimento de aplicativos; Ateliê de Software; Challenge Based Learning.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.