JORNADA DE APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO POR ESTUDANTES NÃO PROGRAMADORES
INTRODUÇÃO: A tecnologia está em constante avanço e aparelhos celulares estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Isso aumenta a necessidade por profissionais capacitados para desenvolver aplicativos (APPs) de qualidade. A PUCPR, em parceria com a Apple, implantou um ambiente de ensino, a Apple Developer Academy (Academy), que visa desenvolver profissionais capacitados para atuar no mercado de APPs para o ecossistema Apple. Esse ambiente, que se assemelha a um ateliê de software, utiliza o método Challenge Based Learning (CBL). Ele recebe, a cada 2 anos, 50 estudantes provenientes de diversas áreas de formação. Compreender a forma como estes estudantes aprendem pode ajudar a melhorar os processos da Academy, especialmente no que se refere aos estudantes provenientes de áreas que não a de computação. OBJETIVOS: Compreender o processo de aprendizagem de programação por estudantes não programadores em um ateliê de software. MATERIAIS E MÉTODO: Dadas as características desta pesquisa, o método selecionado foi o estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 estudantes que passaram pela Academy. Os dados foram analisados usando os conceitos de Grounded Theory (codificação aberta e codificação axial), com o apoio da ferramenta Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que os estudantes no processo de aprendizagem de programação possuem diversas dificuldades. Entre elas se destacam a lógica de programação e o entendimento de conceitos e como aplicá-los. Além disso, a maioria dos estudantes entrevistados tiveram emoções negativas durante o aprendizado de programação, muitos se sentiam frustrados e sobrecarregados durante o processo, sentindo-se atrasados em relação aos demais colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo demonstrou que, mesmo com estes desafios, os estudantes concluíram a sua formação com sucesso. Ambientes seguros e colaborativos, como o da Academy, contribuem para amenizar as dificuldades dos estudantes, embora não sejam capazes de eliminá-los.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem de programação por não programadores; Desafios do ensino de programação; Ensino de desenvolvimento de aplicativos; Ateliê de Software; Challenge Based Learning.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.