Logo PUCPR

EFEITO DA IDADE NA EFICIÊNCIA DO MÉTODO FAMACHA COMO CRITÉRIO DE TRATAMENTO SELETIVO DIRECIONADO EM OVINOS

PFEIFER, Maria Fernanda ¹; WEBER, Saulo Henrique ³; CINTRA, Maria Christine Rizzon ³; CINTRA, Maria Christine Rizzon ³; SANTANA, Diógenes Adriano Duarte ³; SANTANA, Diógenes Adriano Duarte ³; CONSONI, Julia Canha ³; CONSONI, Julia Canha ³; RIEKE, Carolina Schult ³; RIEKE, Carolina Schult ³; SOTOMAIOR, Cristina Santos ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Parasitos gastrintestinais são o principal problema sanitário na ovinocultura associados à resistência a anti-helmínticos. O tratamento seletivo direcionado (TSD) visa minimizar essa resistência, sendo o método FAMACHA um dos principais critérios utilizados para a definição do tratamento anti-helmíntico. Porém, sua eficiência em cordeiros ainda requer validação. OBJETIVOS: O objetivo geral deste projeto é identificar o efeito da idade na eficiência do método FAMACHA© como critério de TSD para controle de parasitos gastrintestinais de ovinos. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizados dados de ovinos de diferentes idades provenientes de propriedades comerciais do Paraná e da Fazenda Experimental Gralha Azul (PUCPR). Foram coletadas informações de FAMACHA, hematócrito (Ht) e, quando possível, contagem de ovos por grama de fezes (OPG). A sensibilidade e especificidade do FAMACHA foram avaliadas em diferentes faixas etárias, utilizando três valores de Ht como padrão-ouro para definição de anemia (≤22%, ≤18% e ≤15%). RESULTADOS: Foram analisados 2.201 registros de ovinos com idades entre 21 e 4.041 dias. Ovinos classificados como F1 apresentaram médias de OPG variando entre 1091,4 e 1538,9, enquanto aqueles classificados como F4 atingiram valores médios entre 4850,0 e 24.500,0 OPG, dependendo da faixa etária. Considerando o ponto de corte Ht ≤22%, a sensibilidade variou de 10% para animais com até 90 dias, 29% para 91–120 dias, 25% para 121–150 dias, 8% para 151–540 dias e 60% para aqueles com mais de 540 dias. Para Ht ≤18%, os valores foram de 57%, 56%, 58%, 100% e 77%, respectivamente. Quando utilizado Ht ≤15%, a sensibilidade atingiu 100% na faixa de 151–540 dias, variando de 57% a 89% nas demais. A especificidade variou de 89%–100% e o valor preditivo negativo entre 90% e 100%, enquanto o valor preditivo positivo variou de 9% a 80%. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O método FAMACHA em ovinos jovens de até 1,5 anos apresentou baixa sensibilidade. Sua aplicação isolada pode comprometer o diagnóstico de anemia e a decisão de tratamento anti-helmíntico. Recomenda-se o uso complementar de outros critérios para o TSD, como o acompanhamento do peso, por meio da curva de crescimento de cordeiros.

PALAVRAS-CHAVE: Cordeiros; FAMACHA©; Sensibilidade; Especificidade; Tratamento seletivo direcionado.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.