ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO SOCIOCIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
INTRODUÇÃO: Analisa-se a potencialidade de uma unidade de material didático aprovado pelo PNLD 2024 para o desenvolvimento do letramento sociocientífico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O contexto da pesquisa é a compreensão de que o letramento é um conceito central na educação contemporânea, mas que ainda enfrenta desafios em sua definição e aplicação, apesar de sua importância para a formação cidadã, conforme a BNCC (2018) e o PNLD (2024) que convergem na ênfase do letramento como processo que vai além da alfabetização. OBJETIVOS: Geral – descrever iniciativas disruptivas para propostas de materiais didáticos no ensino de ciências que promovam o desenvolvimento do letramento sociocientífico em estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Específicos – analisar documentos oficiais como legislações e regulamentações do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD); levantar referências sobre o letramento sociocientífico presente na literatura da área de ensino de Ciências; identificar aspectos disruptivos de ensino e aprendizagem propostos em materiais didáticos recentes voltados ao ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental promotores de letramento sociocientífico. MATERIAIS E MÉTODO: Emprega-se a análise documental da Unidade 1 do livro didático “Buriti Mais Ciências – 5º ano”, que pertence a uma coleção aprovada pelo PNLD (2023) e alinhada à BNCC (2018), utilizando critérios específicos de letramento sociocientífico (contextualização sociocultural dos conteúdos; multimodalidade e multiletramentos; abordagem crítica de questões sociocientíficas (QSC); incentivo à argumentação e ao posicionamento crítico; valorização da diversidade epistêmica e cultural; participação ativa e prática social do letramento; propostas interativas e colaborativas; fomento à curiosidade e à investigação científica; avaliação formativa e reflexiva do conhecimento) e recorrendo a análises comparativas com os documentos oficiais. RESULTADOS: A contextualização sociocultural esteve parcialmente presente, ao vincular ciência e cotidiano nas reflexões sobre consumo e descarte. A multimodalidade e os multiletramentos aparecem de forma limitada, com uso de imagens e vídeos, mas sem aprofundamento crítico. A abordagem crítica de QSC’s se destacou como prática disruptiva ao propor reflexões éticas sobre problemas reais como o lixo e o consumismo. O incentivo à argumentação aparece pontualmente, com solicitação de justificativas, mas carece de sistematização. A valorização da diversidade epistêmica e cultural foi considerada disruptiva ao integrar saberes indígenas e promover a descolonização do currículo. A participação ativa e a prática social do letramento mostraram-se presentes em ações locais, mas sem propor intervenções de maior alcance. Já as propostas interativas e colaborativas foram disruptivas ao envolverem estudantes, famílias e comunidade na elaboração de planos de ação. O fomento à curiosidade e à investigação científica também se mostrou disruptivo, com atividades experimentais que estimulam hipóteses, testes e observações. A avaliação formativa e reflexiva esteve parcialmente presente, com autoavaliações focadas mais em condutas esperadas do que na reflexão crítica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A unidade de livro didático apresenta práticas disruptivas em cinco dos nove critérios analisados, promovendo protagonismo, diálogo com saberes plurais e aproximação entre ciência, sociedade e cultura. O corpus selecionado permite inferir que há potencial formativo relevante, alinhando-se ao objetivo geral da pesquisa, mas ainda apresenta desafios quanto à consolidação de uma abordagem crítica, reflexiva e emancipadora.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento Sociocientífico; BNCC; PNLD; Livro Didático; Ensino de Ciências.
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