SINTETIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES BIO-FÍSICO-QUÍMICAS DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS DE PVA INCORPORADAS COM SE9GA
INTRODUÇÃO: As pesquisas envolvendo ligas calcogênicas, em sua maioria, nãoexploram a liga Se9Ga em solução com álcool polivinílico (PVA) nem sua estrutura eatividade antibactericida. OBJETIVOS: Diante disso, este estudo tem como objetivoproduzir compósitos de PVA/Se9Ga por meio da técnica de eletrofiação e investigarsuas propriedades físicas, químicas e biológicas. MATERIAIS E MÉTODO: Primeiramente, utilizou-se uma solução composta pela liga calcogenica Se9Gadispersa em PVA contida em uma seringa, na qual é aplicada uma fonte de alta tensãopara gerar diferença de potencial entre a solução e um anteparo coletor para produzira malha desejada. Nesse processo, a solução da liga foi posicionada no polo positivoe o anteparo coletor no negativo, permitindo que nanofitas sejam criadas e atraídasaté o anteparo. RESULTADOS: A caracterização do material obtido revelou um arranjocristalino definido e uma estrutura relativamente uniforme. As imagens de MicroscopiaEletrônica de varredura (MEV) demonstraram que os fios formados apresentam, emsua maioria, diâmetros proporcionais. No entanto, regiões contendo picos intensosnos gráficos de Difrações de raios-X (XRD) ou a presença de semiesferas entre osfios indicam aglomerações da liga metálica, sugerindo uma moagem manual da ligaenvelhecida com imperfeições. Do ponto de vista biológico, os resultados mostraramque o compósito não apresenta propriedades antibacterianas significativas, parapequenas concentrações da liga. Além disso, verificou-se que o material é solúvel emambientes úmidos, o que limita seu uso em certas aplicações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A estruturacristalina, entretanto, demonstrou-se harmônica e estável, formando fios nanométricos que incorporaram a liga calcogênica. Testes voltados paraaplicações tecnológicas ainda não foram realizados até o presente momento, mas os dados obtidos fornecembase para investigações futuras devido ao potencial de aplicação de calcogenetos em optoeletrônica, devido ao gap óptico.
PALAVRAS-CHAVE: Ligas calcogênicas; Álcool polivinílico; Microscopia Eletrônicade varredura; PVA/SeGaIn; Difrações de raios-X.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.