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UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES IMERSIVOS NO ENSINO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS: CALOUROS X VETERANOS

PEREZ, Maria Fernanda Moreira ¹; REINEHR, Sheila ³; ALBUQUERQUE, Regina ³; ALBUQUERQUE, Regina ³; MALUCELLI, Andreia ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Sistemas de Informação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Desenvolver as habilidades necessárias em estudantes de Engenharia de Software para conduzir entrevistas de elicitação de requisitos não é uma tarefa trivial. A simulação imersiva tem se mostrado uma abordagem promissora no processo de aprendizagem, ao permitir que os estudantes pratiquem entrevistas realistas e aprimorem seu desempenho. Isso levanta a seguinte questão: a simulação imersiva tem o mesmo impacto na aprendizagem de estudantes calouros e veteranos? OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo compreender as diferenças na eficácia do uso de ambientes imersivos no ensino de entrevistas para elicitação de requisitos, comparando estudantes ingressantes (calouros) e estudantes mais avançados (veteranos) de um curso de Engenharia de Software. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso, utilizando simulações de entrevistas realizadas em duplas ou grupos de estudantes, em um ambiente imersivo com avatares interativos. Os participantes responderam a questionários e relataram suas percepções por meio de formulários, cujos dados foram analisados quantitativa e qualitativamente com o apoio do software Atlas.ti. RESULTADOS: Entre os principais aprendizados relatados pelos participantes destacam-se a importância de adaptar o roteiro da entrevista de acordo com as respostas do entrevistado e o papel da escuta ativa na coleta eficaz de requisitos. As principais dificuldades apontadas foram o despreparo do entrevistado, a desorganização da equipe e dificuldade em manter o foco no problema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o uso de ambientes imersivos é eficaz no ensino de entrevistas para elicitação de requisitos, ao estimular o protagonismo estudantil e favorecer o desenvolvimento de competências essenciais. Tanto calouros quanto veteranos apresentaram avanços significativos, embora com trajetórias desenvolvimento distintas.

PALAVRAS-CHAVE: Engenharia de Requisitos; Elicitação de Requisitos; Entrevista; Ambiente Imersivo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

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