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EDUCAÇÃO PARA A VIDA: UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

DIAS, Luiz Henrique Guerreiro ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O presente relatório final apresenta os resultados da pesquisa de Iniciação Científica intitulada Educação para a Vida: um estudo sobre abordagens de educação em Ciências, cuja proposta central consistiu na análise da aplicação de metodologias ativas no ensino de Ciências, considerando seus impactos na aprendizagem, os principais desafios enfrentados por professores e instituições, bem como as possibilidades de adaptação dessas práticas ao contexto educacional brasileiro. OBJETIVOS: O estudo buscou compreender como promover a alfabetização científica, desenvolver habilidades investigativas e engajar os estudantes em Ciências. Por meio de revisão bibliográfica e documental, analisou fundamentos teóricos e experiências que favorecem a aprendizagem significativa e crítica, considerando desafios atuais da educação científica, como a integração entre teoria e prática, o uso pedagógico das tecnologias e a formação de sujeitos preparados para as demandas da sociedade. MATERIAIS E MÉTODO: Nesse cenário, a pesquisa investigou o potencial de metodologias ativas como caminho para tornar o processo educativo mais interativo, significativo e conectado à realidade dos estudantes. Por meio de uma revisão bibliográfica, análise de legislações educacionais, políticas públicas e estudos de caso nacionais e internacionais, foi possível mapear experiências exitosas, limitações práticas e propostas inovadoras que fundamentam a viabilidade das metodologias ativas mesmo em contextos com restrições estruturais. A pesquisa também explorou o papel da neurociência educacional no fortalecimento dessas práticas, ao demonstrar que o cérebro aprende melhor quando envolvido emocional e cognitivamente em atividades investigativas. RESULTADOS: Os resultados obtidos revelam que, com planejamento estratégico, capacitação docente e políticas educacionais adequadas, é possível promover uma transformação significativa no ensino de Ciências, estimulando o protagonismo estudantil e a formação de cidadãos críticos e engajados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A conclusão aponta para a necessidade de continuidade da pesquisa, bem como da ampliação de ações institucionais que consolidem as metodologias ativas como referência na educação científica contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Educação em Ciências; Metodologias ativas; Aprendizagem significativa; Inovação pedagógica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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