Logo PUCPR

PRINCÍPIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO DE UMA PÁGINA WEB DO PROFESSOR QUE LEVE O LEITOR A REFLETIR SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE

SOUZA, Ana Gabryele Braga de ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O avanço tecnológico e a digitalização do ensino transformaram significativamente as formas de acesso ao conhecimento, impactando diretamente a formação continuada de professores. De forma que, no cenário atual, o uso das redes sociais e de plataformas digitais se tornaram essenciais para o compartilhamento de práticas pedagógicas. Contudo, muitos espaços digitais ainda apresentam um caráter meramente informativo, sem desenvolver a reflexão crítica ou formação docente de seu público. Nesse contexto, o Portal Observa surgiu com uma iniciativa inovadora ao convidar docentes do ensino superior para divulgar suas experiências vividas e práticas de ensino, por meio de entrevistas posteriormente retextualizadas. OBJETIVOS: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral caracterizar os princípios que devem ser considerados na construção de uma página web docente, fundamentada em curadoria digital, que estimule o leitor à reflexão sobre sua própria prática. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada é qualitativa com foco na análise dos textos retextualizados publicados no site do Observa (observatoriodepraticas.com.br), durante o III Ciclo de Conversas com Quem Gosta de Ensinar, que abrange o período de novembro de 2024 a janeiro de 2025. RESULTADOS: As análises evidenciaram que as narrativas produzidas contêm elementos de problematização, articulação com a teoria e intenção formativa. Além disso, foi desenvolvido um roteiro de editoração dividido em etapas como planejamento, estrutura da narrativa e checklist reflexivo, com o intuito de sistematizar a produção textual e aprofundar o potencial formativo das narrativas. A pesquisa também identificou pontos de melhoria no site do Portal Observa, como a falta de separação entre ciclos e a ausência de espaços para a interação com leitores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que a combinação entre storytelling, curadoria digital e práticas reflexivas constitui uma estratégia eficaz para a formação docente em ambientes digitais. Apesar das limitações causadas pela interrupção de novos ciclos de projetos, os dados analisados evidenciam o potencial do Portal Observa como um espaço formativo e inspirador para o desenvolvimento profissional docente.

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; Curadoria digital; Prática reflexiva; Storytelling; Ensino Superior.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.