PRINCÍPIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO DE UMA PÁGINA WEB DO PROFESSOR QUE LEVE O LEITOR A REFLETIR SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE
INTRODUÇÃO: O avanço tecnológico e a digitalização do ensino transformaram significativamente as formas de acesso ao conhecimento, impactando diretamente a formação continuada de professores. De forma que, no cenário atual, o uso das redes sociais e de plataformas digitais se tornaram essenciais para o compartilhamento de práticas pedagógicas. Contudo, muitos espaços digitais ainda apresentam um caráter meramente informativo, sem desenvolver a reflexão crítica ou formação docente de seu público. Nesse contexto, o Portal Observa surgiu com uma iniciativa inovadora ao convidar docentes do ensino superior para divulgar suas experiências vividas e práticas de ensino, por meio de entrevistas posteriormente retextualizadas. OBJETIVOS: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral caracterizar os princípios que devem ser considerados na construção de uma página web docente, fundamentada em curadoria digital, que estimule o leitor à reflexão sobre sua própria prática. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada é qualitativa com foco na análise dos textos retextualizados publicados no site do Observa (observatoriodepraticas.com.br), durante o III Ciclo de Conversas com Quem Gosta de Ensinar, que abrange o período de novembro de 2024 a janeiro de 2025. RESULTADOS: As análises evidenciaram que as narrativas produzidas contêm elementos de problematização, articulação com a teoria e intenção formativa. Além disso, foi desenvolvido um roteiro de editoração dividido em etapas como planejamento, estrutura da narrativa e checklist reflexivo, com o intuito de sistematizar a produção textual e aprofundar o potencial formativo das narrativas. A pesquisa também identificou pontos de melhoria no site do Portal Observa, como a falta de separação entre ciclos e a ausência de espaços para a interação com leitores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que a combinação entre storytelling, curadoria digital e práticas reflexivas constitui uma estratégia eficaz para a formação docente em ambientes digitais. Apesar das limitações causadas pela interrupção de novos ciclos de projetos, os dados analisados evidenciam o potencial do Portal Observa como um espaço formativo e inspirador para o desenvolvimento profissional docente.
PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; Curadoria digital; Prática reflexiva; Storytelling; Ensino Superior.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.