INTERVENÇÕES LOCAIS COM DINÂMICAS METROPOLITANAS:O PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO FACE A MOBILIDADE RELACIONADA AO PROJETO ESTRUTURANTE LINHA VERDE, CURITIBA/PR
INTRODUÇÃO: Com o crescimento dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e a complexificação das dinâmicas urbanas e regionais, tornou-se imprescindível o desenvolvimento de instrumentos integrados de planejamento, como o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC). Historicamente, a RMC enfrentou dificuldades na coordenação entre os níveis estadual e municipal, o que fragilizou a governança metropolitana, mesmo com a criação de órgãos como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), e mais recentemente, a Agência de Assuntos Metropolitanos (AMEP). Embora Curitiba tenha alcançado avanços significativos em seu planejamento urbano, sua articulação com os demais municípios da RMC permaneceu limitada. OBJETIVOS: Assim, o objetivo geral é avaliar as relações entre diretrizes do novo Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC, no que se refere à mobilidade local e regional, e a atual e futura função do projeto estruturante Linha Verde, por meio da articulação das Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs). MATERIAIS E MÉTODO: Metodologicamente, foi empregada a técnica de pesquisa de documentação indireta e observação direta. Para conduzir a pesquisa documental, foram utilizadas fontes disponibilizadas pelos entes responsáveis, tanto pelo projeto estruturante, como pela gestão de elaboração do PDUI-RMC, em construção. Quanto à observação direta, o estudo foi estruturado em diferentes níveis, incluindo pesquisa de campo, pesquisa exploratória e estudo de caso exploratório-descritivo, sendo este último o nível mais refinado da pesquisa. RESULTADOS: Os dados apontam para um crescimento expressivo da frota de veículos na RMC entre 2010 e 2022, intensificando os fluxos pendulares e agravando gargalos logísticos, sobretudo ao longo da BR-116. Embora tenham sido realizadas melhorias viárias, como duplicações e a implantação de sistemas BRT, trechos da Linha Verde que já apresentam sinais de saturação, decorrentes das demandas metropolitanas. Com base no Relatório de Diagnóstico de Mobilidade da RMC, o PDUI, propõe preliminarmente intervenções estratégicas voltadas à requalificação da infraestrutura, melhoria da fluidez viária com redução de acidentes. O plano também prevê concessões rodoviárias e obras estruturantes, como o Contorno Norte de Curitiba e a implantação de um segundo anel viário, alinhadas aos planos diretores municipais. Ao final, os resultados analíticos evidenciam uma importante fragilidade na articulação entre o planejamento local e regional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a metodologia aplicada na investigação, baseada em revisão bibliográfica, análise documental e participação em audiências públicas, revelou haver fragilidades no diagnóstico, sobretudo na FPIC mobilidade, destacando-se uma frágil falta de integração temática entre as demais funções. Contudo, deve-se destacar o indicativo de haver um esforço metodológico no desenvolvimento das fases conseguintes para correção dessas lacunas, reforçando o potencial do PDUI-RMC como ferramenta estruturante para a mobilidade metropolitana e a gestão territorial da Região Metropolitana de Curitiba
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento urbano; Mobilidade urbana; Plano de Desenvolvimento Integrado; Região Metropolitana de Curitiba; Linha Verde.
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