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CBL 10 ANOS DEPOIS: EVOLUÇÃO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE

CORDEIRO, João Guilherme Souza ¹; ALBUQUERQUE, Regina Fabia Lopes de ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A crescente demanda por desenvolvedores de aplicações mobile tem impulsionado a busca por métodos de ensino que vão além da teoria tradicional, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Nesse contexto, metodologias ativas, como o Challenge Based Learning (CBL), vêm sendo aplicadas em ambientes educacionais inovadores, como os ateliês de software. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo compreender a evolução da aplicação de metodologias ativas no ateliê de software da Apple Developer Academy ao longo de uma década. Mais especificamente. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, seguiu os passos da Design Science Research (DSR), com as seguintes etapas: 1) Conceituação do Problema: descrever o problema;, 2) Projeto da Solução: mapear o problema a uma solução geral, 3) Abstração: identificar as decisões chaves do projeto para um determinado escopo, 4) Instanciação: implementar a solução no contexto, e a Validação Empírica: avaliar como a solução implementada resolve o problema. RESULTADOS: A partir da análise dos dados foi possível identificar que a adoção do CBL favoreceu um ambiente altamente colaborativo e orientado à resolução de problemas reais, promovendo uma aprendizagem ativa e alinhada ao mercado. Contudo, a implementação da metodologia exigiu adaptações contínuas, especialmente na integração com metodologias ágeis e na mediação pedagógica. Entre os principais benefícios observados, destacam-se o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes, enquanto os principais desafios envolveram a estruturação dos desafios, o equilíbrio entre orientação e liberdade, e a avaliação contínua dos resultados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A conclusão aponta que a experiência acumulada no ateliê contribui significativamente para a compreensão do CBL em ambientes complexos, servindo como referência para outras instituições que desejam adotar práticas semelhantes.

PALAVRAS-CHAVE: Challenge Based Learning; Metodologias Ativas; Ateliê de Software; Desenvolvimento Mobile; Educação Inovadora.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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