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CHATGPT NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE

CHROMIEC, Sofhia dos Santos ¹; MALUCELLE, Andreia ³; REINEHR, Sheila ³; REINEHR, Sheila ³; ALBUQUERQUE, Regina Fabia Lopes de ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O mercado de dispositivo móveis tem alta demanda, sendo imprescindível a criação de uma formação focada no desenvolvimento de aplicações de alta qualidade para dispositivos móveis. Por isso A PUCPR em parceria com a Apple, investiu em um projeto de extensão focando nessa qualidade de formação. Atualmente, as universidades possuem o desafio de inserir em seus currículos o uso da IA, que vem sendo foco de discussão, especialmente o uso da IA generativa. OBJETIVOS: Assim, este estudo teve como objetivo compreender os benefícios e desafios do uso da IA generativa no ensino em um ateliê de software, em um ateliê de software, especificamente na Apple Developer Academy da PUCPR. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida com uma amostra de 12 professores e 49 alunos da turma de 2024/2025, utilizando formulários online com perguntas abertas e fechadas para a coleta de dados. A análise dos dados, realizada com o auxílio da ferramenta Atlas.ti para as respostas qualitativas e tratamento estatístico para as quantitativas, revelou uma alta frequência de uso da IA generativa por ambos os grupos, sendo que 66% dos professores e 78% dos estudantes a utilizam semanal ou diariamente. RESULTADOS: Os resultados indicam que a IA generativa é percebida como uma ferramenta poderosa para a otimização do tempo, automação de tarefas, aumento da produtividade e personalização do aprendizado. Professores a utilizam para aprimorar materiais didáticos, analisar textos e dar suporte ao desenvolvimento de código, enquanto os alunos a empregam principalmente para resolver problemas de programação, superar bloqueios criativos e aprofundar a compreensão de conceitos. Entre os desafios, destacam-se a necessidade de validação constante das informações geradas, a geração de respostas imprecisas ou excessivamente complexas e a dificuldade da ferramenta em lidar com contextos amplos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como conclusão, uma preocupação central, tanto para professores quanto para alunos, é o risco da dependência excessiva da ferramenta, o que pode comprometer o desenvolvimento do pensamento crítico, do raciocínio lógico e a profundidade do aprendizado. O estudo também aponta questões éticas, como direitos autorais na geração de imagens, como um ponto negativo.

PALAVRAS-CHAVE: IA Generativa; Ateliê de Software; Desenvolvimento de software; Benefícios da IA; Funcionalidades da IA.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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