Logo PUCPR

A (IN)EXISTÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA EM SITUAÇÃO DE RUA FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS E DAS MEMÓRIAS DO CIAMP-RUA PR DE 2023 E 2024

BORTOLANZA, Camila dos Santos ¹; NASCIMENTO, Sergio Luis do ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho consiste na continuação de pesquisa acerca dos documentos do CIAMP Rua-PR, nesse contexto, os Relatórios e Memórias do comitê. Visa-se analisar a presença de políticas específicas para a PSR negra e evidenciar as problemáticas do contexto do referido grupo em meio às contradições institucionais OBJETIVOS: O objetivo da atividade foi compreender as ações e debates do CIAMP Rua-PR através dos documentos disponibilizados, bem como demarcá-los em seu panorama sócio-histórico, a fim de refinar o diálogo com o recorte racial estabelecido. MATERIAIS E MÉTODO: A atividade foi conduzida a partir da análise discursiva amparada pela Hermenêutica de Profundidade, em que se aplicou da metodologia aos Relatórios e Memórias do período entre 2023 e 2024, de maneira implicada às transformações sociais do contexto espaço-temporal. RESULTADOS: O conteúdo abordado no presente estudo forneceu bases para a observação da constituição de políticas para a PSR negra no estado do Paraná, demonstrando o caráter incipiente das próprias políticas para a PSR de modo geral. As menções ao recorte racial apareceram timidamente, com colocações generalizadas sobre suas necessidades, o que enfatiza a relevância da problemática levantada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do levantamento realizado, a pesquisa forneceu importantes apontamentos para a atenção das instituições às pessoas negras em situação de rua, que historicamente são demarcadas pelas violações de direitos. Os paralelos realizados entre a pós-abolição permitem maior compreensão sobre a gênese e a agudização da vivência das ruas para as pessoas negras, que, ao longo de sua estadia no território brasileiro, tiveram séculos de opressão e tentativas de extermínio não só de seu corpo, mas também de sua cultura e história.

PALAVRAS-CHAVE: População em situação de rua; Recorte racial; Políticas públicas; Políticas específicas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.