A PRODUÇÃO DA ARTE DA AZULEJARIA SACRA NO PARANÁ: O CASO DE CLAUDIO PASTRO
INTRODUÇÃO: Este trabalho investigou a produção contemporânea da azulejaria sacra no Paraná, com o intuito de compreender como essa linguagem visual se articula com a tradição luso-brasileira, os processos técnicos locais e a experiência litúrgica. Partiu-se da constatação de que, apesar da forte presença histórica do azulejo em espaços religiosos, sua produção recente no Estado ainda é pouco documentada. Tomou-se como eixo central a obra de Cláudio Pastro, artista cuja trajetória revela uma síntese entre rigor formal, densidade simbólica e colaboração com núcleos artesanais especializados. A pesquisa abordou, em especial, sua parceria com a Fábrica Carlos Alfânio, localizada em Campo Largo, responsável por viabilizar a execução material de seus painéis cerâmicos. OBJETIVOS: Compreender, de modo integrado, a produção contemporânea da azulejaria sacra no Paraná, tomando a obra de Cláudio Pastro como eixo central para avaliar a articulação entre tradição luso-brasileira, processos técnicos locais e experiência litúrgica;Realizar uma revisão bibliográfica sobre o artista sacra Cláudio Pastro e a azulejaria sacra no contexto luso-brasileiro;Examinar o contexto de produção dos azulejos sacros na Região Metropolitana de Curitiba, com ênfase na atuação da Fábrica Carlos Alfânio;Estudar e analisar murais públicos em azulejo produzidos por Cláudio Pastro, aplicando a tripla perspectiva proposta por Gillian Rose e os princípios compositivos de Francis D. K. Ching. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia envolveu levantamento histórico-bibliográfico, observação participante com visitas técnicas e análise visual, considerando aspectos compositivos e sensoriais como cor, brilho, textura, escala e proporção. No conjunto das obras observadas, deu-se ênfase ao painel cerâmico instalado na fachada do Colégio Nossa Senhora de Sion, em Curitiba, cuja composição geométrica e cromática revela uma estrutura simbólica coesa, mesmo fora de um ambiente estritamente litúrgico. Para fins comparativos, analisou-se também a cerâmica funerária de Poty Lazzarotto, cuja abordagem privilegia a narrativa urbana, a expressividade gráfica e a comunicação direta com o público. RESULTADOS: Os resultados mostraram que, embora ambos explorem o mesmo suporte, constroem sentidos distintos por meio dele. Enquanto Poty se volta à crônica visual da cidade, Pastro estabelece uma gramática voltada à contemplação e à presentificação simbólica. Os murais públicos de Claudio Pastro no Paraná colocam em evidência a genialidade do artista brasileiro em sintonia com o movimento da arte contemporânea. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa evidenciou, assim, a versatilidade da cerâmica como meio expressivo e sua relevância na articulação entre arte, arquitetura e espiritualidade no contexto contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVE: Azulejaria; Cláudio Pastro; Arte litúrgica; Carlos Alfânio; Poty Lazzarotto.
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