EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA E DIREITOS HUMANOS DO PONTO DE VISTA DA PSICANÁLISE
INTRODUÇÃO: Esta pesquisa interpreta a relação entre a criação artística e questões relacionadas aos direitos humanos, tomando como base a psicanálise freudiana e utilizando como exemplo dessa expressão os caminhos percorridos pela arte do poeta francês Charles de Baudelaire. O estudo investiga de que maneira os conflitos internos do artista, influenciados pelas vivências subjetivas e as repressões sociais, refletem-se em sua obra literária, em particular na obra As Flores do Mal, que foi alvo de censura pela sociedade francesa do século XIX, por desafiar as normas morais vigentes. A pesquisa utiliza o conceito psicanalítico de sublimação, possibilitando entender a manifestação poética de Baudelaire como uma forma de contestação e oposição às normas estabelecidas e seus conflitos particulares. OBJETIVOS: A pesquisa tem como objetivo mostrar as intercorrências que artistas autênticos sofrem em sociedades comandadas por normas conservadoras rígidas, trazendo uma análise acerca do direito à livre expressão e das exigências morais. De forma específica, objetiva-se a analisar as características da manifestação artística do poeta Baudelaire, vinculando a temática com conceitos psicanalíticos, além de trazer reflexões acerca dos limites da censura, tendo como base os princípios dos direitos humanos. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa teórica baseada em análise bibliográfica, utilizando obras psicanalíticas como Arte, Literatura e os Artistas e Cem Anos Além do Princípio do Prazer, além de artigos do professor orientador e estudos sobre Baudelaire, como O Poeta Baudelaire e a Cidade de Paris, bem como artigos que exploram suas correspondências e o contexto moral do século XIX. RESULTADOS: O estudo revela que a expressão poética de Baudelaire atua como uma sublimação psíquica de conflitos internos relacionados às suas vivências particulares e às exigências do superego. Sua arte, ao ir de embate com os valores sociais franceses do século XIX, é vítima de censura, evidenciando um mal-estar civilizatório. Dessa forma, a sublimação não elimina o sofrimento, mas o converte em crítica social, evidenciando o conflito entre a expressão artística e a repressão moral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa fortalece a importância da expressão artística como forma de resistência e questionamento social, articulando com a responsabilidade do artista perante suas obras e destacando também que a censura, em muitos casos, camufla problemas sociais dificultando a sua elaboração. A poesia baudelairiana revela, então, como a manifestação artística tem o poder de questionar padrões morais e revelar tensões e incoerências sociais, tornando-se emergente para questões contemporâneas acerca da livre expressão artística e dos direitos humanos. No que tange às sugestões futuras, cabe-se pensar na ampliação de estudos que articulem a temática da psicanálise, produção artística e censura em outras obras e contextos históricos.
PALAVRAS-CHAVE: Arte; Psicanálise; Baudelaire; Sublimação; Moral.
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