DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS E ROTEIROS PARA UTILIZAÇÃO DE QUADRINHO E MANGÁS NO ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR E MICROBIOLOGIA – MAGIC CELLS PROJECT – ANO 2
INTRODUÇÃO: Para muitos alunos transicionando entre o ensino médio e o superior, ambos os leigos em tópicos pertinentes a biologia e os que possuem interesse em se aprofundar nos cursos das Ciências da Vida, um dos maiores obstáculos encontrados no entendimento de certos conceitos relacionados a fenômenos biológicos é a dificuldade de poder concretizar certas mecânicas visualmente. Enquanto a ideia da criação de ilustrações com o propósito de fazer essas ideias mais acessíveis e lúdicas ao público geral não seja necessariamente nova, como pode ser visto em séries de mangá como Cells at Work e até filmes animados como Osmosis Jones (2001), o uso desse estilo de mídia visual para usos didáticos ainda é um campo a ser explorado mais profundamente. OBJETIVOS: Com a criação e conceituação de um projeto de histórias em quadrinhos (HQs) para serem lidas em salas de aula, nomeado Magic Cells, o objetivo foi de selecionar certos cenários e características biológicas e, por meio da criação de uma narrativa com versões antropomorfizadas de entidades microbiológicas, conseguir explicar os processos e conceitos com sujeitos mais concretizados, fazendo-os mais digeríveis para o entendimento. MATERIAIS E MÉTODO: a partir de encontros quinzenais, realizou-se brainstorm para definição de temas e desenvolvimento de roteiros. Uma vez definidos os temas, os livros texto de Biologia Celular foram consultados, além das ferramentas de busca como Google. Os desenhos foram inicialmente criados à mão livre, e posteriormente digitalizados com uso de mesa digitalizadora e o software Autodesk Sketchbook. RESULTADOS: Possui-se 13 páginas terminadas da HQ Mudança de Planos no momento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por ser uma HQ com o processo ilustrativo de desenho, aplicação de cores e sombreamento completamente operado por uma pessoa, a divisão de tarefas entre diferentes artistas em projetos futuros serve como uma boa ideia, e a aplicação de material externo aos quadrinhos como diagramas e glossários auxilia o entendimento de termos e jargões menos familiares ao público leigo.
PALAVRAS-CHAVE: Didático; Ilustrações; Quadrinhos; Lúdico; Antropomorfismo.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.