Logo PUCPR

PERCEPÇÃO GLOBAL DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE PERCEBIDO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

LACERDA, Ana Beatriz Souza Oliveira ¹; TSUTSUMI, Myenne Mieko Ayres ³; SATO, Vinicius Antonio Hiroaki ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Apesar de a ansiedade ser uma reação corporal essencial para a sobrevivência dos seres humanos, ela pode se tornar patológica a depender do contexto em que o sujeito está inserido, bem como por fatores genéticos e por uso de substâncias. Nos últimos anos, os transtornos de ansiedade e outros transtornos psiquiátricos em geral tem se mostrado de grande prevalência e incidência na população universitária no Brasil e no Mundo. OBJETIVOS: Avaliar aspectos relacionados à ansiedade na população estudada; correlacionar os dados coletados para ter um panorama geral dos aspectos psicossociais da população estudada e avaliar o conhecimento dos estudantes acerca dos serviços de saúde mental que são ofertados no campus da Universidade alvo MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos: Pesquisa de levantamento (Survey) de abordagem quantitativa e qualitativa com 102 estudantes universitários com matrícula ativa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina (PUPR-Lon) no segundo semestre do ano de 2024 e primeiro semestre do ano de 2025; Termo de consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), questionário sociodemográfico e questionário para avaliação de saúde mental. RESULTADOS: pouco heterogênea, de maneira geral satisfeita com o curso e a Universidade que escolheram, que apresentam padrões extremos de uso de substâncias e prática regular de exercício físico. O questionário de percepção de ansiedade revelou altos índices de sintomas ansiosos, presença significativa de comorbidades psicológicas, conhecimento acerca dos serviços de saúde mental, mas pouca aderência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: prevalência de sintomas ansiosos entre os estudantes, associada a fatores acadêmicos , bem como à baixa adesão aos serviços de saúde mental disponíveis, destacando a necessidade de ações institucionais de cuidado e prevenção.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde mental; Estudantes universitários; Ansiedade; Psicossocial; Serviços de saúde.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.