Logo PUCPR

ANÁLISE DE PAINEL DE MICRO RNA DE PACIENTES COM COMPLICAÇÕES MICROVASCULARES DO DIABETES

SELLA, Beatriz Pereira ¹; MONTEMOR, Claudia Nascimento ³; FREDERICO, Regina Celia Poli ³; FREDERICO, Regina Celia Poli ³; LIBONI, Renata Dinardi Borges ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica caracterizada por hiperglicemia persistente, que pode levar a complicações microvasculares graves, como doença renal diabética (DRD), neuropatia e retinopatia. O DM tipo 2 (DM2) é o mais prevalente, associado a fatores de risco como obesidade e síndrome metabólica. A patogênese envolve resistência à insulina e disfunção das células beta pancreáticas. MicroRNAs (miRNAs) têm papel importante na regulação epigenética da expressão gênica e podem estar envolvidos na susceptibilidade a essas complicações. Este estudo analisou os polimorfismos genéticos dos miRNAs 125a e 499a em pacientes com DM para avaliar possíveis associações com complicações microvasculares. OBJETIVOS: analisar o painel genético dos miRNAs 125a e 499a em pacientes com complicações microvasculares do diabetes tipo 1 e 2 atendidos no ambulatório acadêmico da PUCPR – campus Londrina, além de estimar as frequências alélicas e genotípicas dos miRNAs e a associação dessas variantes com manifestações clínicas. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo prospectivo observacional envolvendo 98 pacientes com DM. Foram coletados dados clínicos, sociodemográficos, e realizados testes para diagnóstico de neuropatia e doença renal diabética. Amostras de DNA foram obtidas por bochecho bucal, com extração e análise via PCR em tempo real para os polimorfismos dos miRNAs 125a e 499a. Análises estatísticas avaliaram associações entre genótipos e manifestações clínicas. RESULTADOS: Três grupos genotípicos foram formados: GG 125a + AA 499a, GG 125a + GG 499a e GG 125a + AG 499a. Neuropatia esteve presente em 0% do primeiro grupo e em cerca de 22-31% dos outros grupos, embora sem significância estatística. Doença renal diabética e retinopatia também não apresentaram associações significativas com os genótipos, mas o grupo GG 125a + AA 499a não apresentou complicações, sugerindo uma possível tendência protetora. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar da ausência de associações estatísticas significativas, o perfil genético GG 125a + AA 499a pode indicar um potencial marcador protetor contra complicações microvasculares do DM. O estudo reforça a importância da investigação dos miRNAs como biomarcadores na medicina personalizada. Recomenda-se ampliar a amostra e incluir outros marcadores para validar e ampliar o potencial clínico do painel como ferramenta de estratificação de risco e suporte à decisão terapêutica.

PALAVRAS-CHAVE: Diabetes mellitus; Complicações microvasculares do diabetes; Micro RNA; Polimorfismo genético; Painel genético.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.