CONSTRUÇÃO DE UM PAINEL DE MICRORNA (125A E 499A) COMO MODELO PREDITOR DE DIAGNÓSTICO, PROGNÓSTICO E DA ATIVIDADE DAS COMPLICAÇÕES MICROVASCULARES EM PACIENTES COM DIABETES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO ACADÊMICO DA PUCPR – CAMPUS LONDRINA/PR
INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus (DM) é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes e crescentes no mundo, afetando mais de 537 milhões de adultos, segundo dados da International Diabetes Federation (IDF, 2021). Com sua incidência em constante crescimento, especialmente em países de média e baixa renda, o DM representa um importante problema de saúde pública, tanto pelo impacto econômico quanto pelas suas diversas complicaçõesO presente estudo investigou a associação entre os microRNAs miR-125a e miR-499a e as complicações microvasculares em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e 2 atendidos no ambulatório acadêmico da PUCPR – campus Londrina. OBJETIVOS: A pesquisa teve como objetivo construir um painel genético preditivo para diagnóstico, prognóstico e monitoramento de complicações como neuropatia periférica diabética (NPD), doença renal diabética (DRD) e retinopatia diabética. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado um estudo observacional, com amostragem não probabilística de conveniência, que incluiu 99 pacientes. A genotipagem dos miRNAs foi feita por PCR em tempo real e os dados clínicos foram analisados estatisticamente para avaliar possíveis associações RESULTADOS: Os resultados revelaram maior prevalência de complicações nos grupos com variantes genéticas (Grupos 2 e 3), enquanto o grupo com genótipos selvagens (Grupo 1: GG/AA) não apresentou nenhuma complicação. Apesar de não haver significância estatística nas associações testadas, a tendência observada sugere um potencial valor preditivo negativo dos genótipos GG para miR-125a e AA para miR-499a. A neuropatia diabética foi uma das complicações mais frequentes na amostra e mostrou possível associação com as variantes analisadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo destaca a relevância da abordagem molecular na medicina personalizada e sugere a necessidade de pesquisas adicionais com maior amostra, análise funcional de expressão dos miRNAs e acompanhamento longitudinal. A proposta de um painel genético como ferramenta complementar ao raciocínio clínico pode representar avanço na prevenção de desfechos adversos no diabetes.
PALAVRAS-CHAVE: Diabetes mellitus; Complicações microvasculares; Mirna-125a; Mirna-499a; Painel genético.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.