ESTUDO SOBRE MOVIMENTAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE COMUNIDADES URBANAS VULNERÁVEIS DO BRASIL
INTRODUÇÃO: A pesquisa parte da necessidade de promover acesso mais equitativo a informações estratégicas e inteligência de mercado para empresas com recursos limitados, utilizando dados públicos e ferramentas acessíveis. OBJETIVOS: O principal objetivo foi criar um modelo de Índice de Potencial de Mercado (Market Potential Index – MPI), estruturado em quatro dimensões: demográfica, econômica, de mercado e geográfica, a partir de dados secundários, com foco em regiões com baixa visibilidade estatística MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada envolveu uma revisão de literatura para definição das dimensões do MPI, seguida pela coleta de dados por meio da base do Censo 2022 (IBGE/SIDRA), que incluiu informações como número de favelas e comunidades urbanas, localização geográfica, população residente, número de domicílios, estabelecimentos, condições de infraestrutura e perfil sociodemográfico dos moradores. Os dados foram organizados em planilhas eletrônicas, tratados e normalizados para possibilitar comparações. Com base nas médias dos indicadores, foi estruturada a base principal para o cálculo do MPI. RESULTADOS: A aplicação do índice permitiu a análise comparativa entre diferentes comunidades da cidade de Curitiba (PR), destacando variações expressivas nas dimensões econômicas e de mercado, e maior uniformidade nos aspectos demográficos e geográficos. Os valores obtidos foram organizados em tabela e apontaram diferenças relevantes entre as localidades, revelando regiões com maior potencial de mercado. Os resultados também foram utilizados como base para elaboração de um artigo científico, aprovado e apresentado na conferência internacional EMAC, em Madri. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo demonstrou que é possível construir ferramentas de apoio à tomada de decisão com base em dados públicos, promovendo maior inclusão de MPMEs no uso de soluções analíticas. O MPI proposto representa uma alternativa prática, replicável e acessível, contribuindo para estratégias de desenvolvimento econômico e urbano em áreas historicamente marginalizadas.
PALAVRAS-CHAVE: Comunidade vulneráveis; MPMEs; Potencial de mercado; Marketing espacial.
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