CONCEBER EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE COM BASE NAS NECESSIDADES DA INDÚSTRIA
INTRODUÇÃO: A crescente indústria de Tecnologia da Informação (TI) exige de Engenheiros de Software não só habilidades técnicas bem desenvolvidas, como também habilidades comportamentais reforçadas. Para tanto, adiciona-se a necessidade de remodelar métodos de aprendizagem tradicionais no ensino superior. No entanto, devido às exigências da indústria, há uma escassez no que se refere ao desenvolvimento de habilidades interpessoais no ambiente acadêmico. OBJETIVOS: Com essa finalidade, o objetivo do presente estudo está centralizado em conceber experiências imersivas para o ensino de Engenharia de Software com base nas necessidades da indústria. Como objetivos específicos, o estudo destacou: (1) a compreensão do uso de tecnologias imersivas no ensino de Engenharia de Software, por meio de revisão da literatura; (2) a concepção de idealizações de experiências imersivas que contribuam para o aprendizado computacional no cenário acadêmico; e (3) a avaliação da funcionalidade dessas experiências por meio de testes-piloto em disciplinas do curso. MATERIAIS E MÉTODO: Para esse propósito, optou-se pelo uso do Design Science Research (DSR) como método de pesquisa, considerando a resolução de problemas por meio da exploração prática. Como parte da validação, foram realizados dois workshops em colaboração com o Centro de Realidade Extendida da PUCPR. RESULTADOS: Nessas sessões de cocriação, foram desenvolvidas propostas de softwares educacionais com tecnologias imersivas. O segundo workshop apresentou contribuições mais refinadas e alinhadas aos objetivos da pesquisa. Entre as idealizações, destacaram-se duas tecnologias principais: a Lousa Digital e os óculos de Realidade Virtual. Os professores participantes sugeriram aplicações voltadas ao ensino de diagramas UML, modelagem de sistemas orientados a objetos e algoritmos de busca, utilizando uma abordagem prática que transforma conceitos abstratos em experiências visuais e interativas. Também foi sugerida a adaptação do projeto Mediação VR, já existente no centro parceiro, para fins educacionais, com foco no desenvolvimento de soft skills como escuta ativa, negociação e resolução de conflitos. Além disso, foi idealizada uma experiência que simula todo o ciclo de desenvolvimento de software, do levantamento de requisitos à publicação. Outro destaque foi a proposta de um ambiente imersivo voltado ao ensino de Arquitetura de Dados e FinOps, no qual os estudantes devem analisar custos e tomar decisões. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam que experiências imersivas no ensino de Engenharia de Software contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. Conclui-se que a integração dessas tecnologias representa um caminho promissor para alinhar a formação acadêmica às demandas da indústria.
PALAVRAS-CHAVE: Engenharia de Software 2. Experiências Imersivas; Habilidades Interpessoais; Design Science Research; Ensino Superior.
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